Formar professores para a escola secundária: que escola
Abstract
O artigo se propõe a analisar duas experiências diferenciadas de formação de professores para a escola secundária, que se desenvolveram no Rio de Janeiro, durante os anos 1930, no âmbito, respectivamente, da Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal (UDF), criada, em 1935, por iniciativa de Anísio Teixeira, então secretário de Educação da Prefeitura do Distrito Federal, e da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, criada, em 1939, pelo então ministro da Educação Gustavo Capanema. Procura-se demonstrar que o confronto que se estabeleceu entre essas duas experiências e que resultou no encerramento da primeira, se justificava pelo fato de que se articulavam com duas concepções radicalmente diferentes do papel e da destinação do ensino secundário, que condicionavam as distintas propostas de formação de professores e se vinculavam a projetos divergentes de reconstrução nacional, via educação.
Palavras-chave: escola secundária, formação de professores, anos 1930.
Résume
Cet article se propose à analiser deux expériences differentes de formation des maitres pour I'école secondaire qui se sont devellopées au Rio de Janeiro, au long des années 1930, au sein, respectivement, de I'École d'Education de l'Université du Distrito Federal (UDF) créée en 1935, à l'initiative d' Anísio Teixeira, qui était à cette époque secrétaire de I'Education de Ia Préfecture du Distrito Federal, et de la Faculté Nationale de Philosophie de I'Université du Brésil, créée en 1939 par le ministre de l'Éducation Gustavo Capanema. Ou cherche à démontrer que le confiont qui s' est établit entre les deux experiences et qui a conduit à Ia clõture de Ia premiere, se justifiait parce que ces deux expériences s'articulaient sur deux conceptions radicalement différentes du rôle et de Ia finalité de I'enseignement secondaire. Cettes conceptions entrainaient des propositions distinctes pour Ia formation des maitres et traduisaient des projets divergents de reconstruction nationale à travers I'éducation.
Mots-clé: école secondaire, formation des maitres, années 1930.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.