A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia

Autori

  • Maria Betania Barbosa Albuquerque (Brasil) Universidade do Estado do Pará
  • Jane Elisa Otomar Buecke (Brasil) Universidade Federal do Pará

Parole chiave:

História da educação, Amazônia colonial, Educação Colonial

Abstract

Este artigo analisa fontes e possibilidades de pesquisa educacional no Brasil colonial, particularmente, na Amazônia. Origina-se de uma investigação de natureza teórico-bibliográfica, considerando relatos de viagens, cartas jesuíticas, dissertações, teses e artigos. Notamos o protagonismo dos jesuítas e da educação institucionalizada por eles, emergindo, assim, lacunas no campo das ações educativas promovidas por outras ordens religiosas e dos estudos sobre processos educativos ocorridos no cotidiano social passado.

        

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Betania Barbosa Albuquerque (Brasil), Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP, com Pós-Doutoramento pelo CES-UC-Pt. Profª. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia.        

Jane Elisa Otomar Buecke (Brasil), Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educacao no Prorama de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará com pesaquisa concentrada em História da Educação na Amazônia Colonial. Mestra em Educação pelo no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA). Assessora Pedagógica da UEPA.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-10-13

Come citare

Albuquerque (Brasil), M. B. B., & Buecke (Brasil), J. E. O. (2020). A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia. Revista História Da Educação, 24, e95977. Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/95977

Fascicolo

Sezione

Artigo / Article / Artículo