Os temas da evolução e do progresso nos discursos da Psicologia educacional e da História da Educação

Autori

Parole chiave:

Evolucionismo, Psicologia Educacional, História da Educação, Manuais de Ensino, Formação Docente.

Abstract

O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação  destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre odesenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ana Laura Godinho Lima (Brasil), Universidade de São Paulo.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela FEUSP, com estágio de pesquisa realizado na Universidade de Wisconsin-Madison. E-mail: alglima@usp.br

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-10-21

Come citare

Lima (Brasil), A. L. G. (2019). Os temas da evolução e do progresso nos discursos da Psicologia educacional e da História da Educação. Revista História Da Educação, e93208. Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93208

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"