Sob o governo de Higia: os saberes médico-pedagógicos e a construção de um corpo hígido na Paraíba (1930-1940)

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Parole chiave:

Corpo, Higiene, Educação física

Abstract

Esse artigo tem por objetivo analisar como os manuais pedagógicos, colocados em circulação pelo Estado da Paraíba para os professores, trataram de orientar as diretrizes para as disciplinas de Educação Física e Higiene, nas décadas de 1930 e 1940. Metodologicamente, a análise dos discursos impressos nesses periódicos - Revista do Ensino, Boletins da Educação -, e, no livro didático - A fada Higia -, possibilitaram entender o modelo de corpo que o discursos médico-pedagógico quis formar nos anos da Era Vargas. Trata-se de um discursos eugênico, que visou criar cidadãos fortes, saudáveis e obedientes ao Estado. Os conceitos de norma e disciplina são discutidos a partir da perspectiva foucaultiana. Conclui-se que a legislação educacional incumbiam aos docentes essa tarefa.

Palavras-chave: Corpo, Higiene, Educação física.

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Biografia autore

Azemar dos Santos Soares Júnior (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEPC/UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (Diretório CNPq/PPGEd-UFRN).

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Pubblicato

2019-01-31

Come citare

Soares Júnior (Brasil), A. dos S. (2019). Sob o governo de Higia: os saberes médico-pedagógicos e a construção de um corpo hígido na Paraíba (1930-1940). Revista História Da Educação, e76717. Recuperato da https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/76717

Fascicolo

Sezione

Artigo / Article / Artículo