A tríade naturalizante na concepção educacional de Pestalozzi e Froebel: homem, Deus e natureza
Abstract
O presente artigo é resultado da tese de doutoramento que versou a respeito do estudo da idéias de Johann H. Pestalozzi (1746- 1827) e de Friedrich Froebel (1782-1852). Neste trabalho nosso objetivo é o de apresentar e analisar as idéias que estes autores possuíam sobre o Homem, a Natureza e Deus. Esta triade constitui-se na pedra fundamental de suas teorias educacionais. Para tanto o estudo realizado centra-se sobre duas obras fundamentais de ambos A Educação do Homem - Aforismos de Pestalozzi e A Educação do Homem, de Froebel. A conclusão a que chegamos aponta para o processo de naturalização e mistificação dos três integrantes desta tríade, o que lhe atribuiria um caráter a-histórico e reacionário.
Palavras chave: Pestalozzi, Froebel, escolanovismo.
Abstract
This article belongs to our doctorate thesis studies, which one analyzed Johann H. Pestalozzi (1746- 1827) and Friedrich Froebel (1782-1852) educational thoughts. The aim of this article is to present and analyze the ideas of Froebel and Pestalozzi about Man, God and Nature. This triune substantiated author's educational theory. Therefore this study focuses on two fundamental books written by each authors: The Education of Man - Aphorisms from Pestalozzi and The Education of Man from Froebel. The conclusion of this work shows us a comp1etely naturalization and mystification of the triune integrants, which make it not historical and conservative for this century.
Key words: Pestalozzi, Froebel, progressive education.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.