Propostas pedagógicas de Oscar Lorenzo Fernandez para o ensino da música nas escolas públicas brasileiras (1930-1931) - educational proposals by Oscar Lorenzo Fernandez for music education in brazilian public schools (1930-1931)

Autores/as

  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Brasil Universidade Federal do Piauí - UFPI Professor do Curso de Licenciatura em Música - CLM Coordenador do Núcleo de Pesquisas em História da Educação Musical e Artística - NUPHEMA Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - Música Avaliador de Cursos - Ministério da Educação MEC/INEP Lattes: http://lattes.cnpq.br/1728209127429787

Palabras clave:

História da Educação, Educação Musical, Oscar Lorenzo Fernandez, Revista Illustração Musical

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que atuou no Instituto Nacional de Música e na Universidade do Distrito Federal - UDF -, instituições sediadas na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. A principal fonte documental mobilizada nesta investigação é o periódico Illustração Musical (1930-1931). Como resultado percebe-se que, para Lorenzo Fernandez, a base do ensino da música nas escolas públicas era a formação de professores por meio de cursos especializados com ênfases musicais e pedagógicas consistentes, uma proposta que dependia dos investimentos do governo brasileiro vigente no período em questão.

Palavras-chave: história da educação, educação musical, Oscar Lorenzo Fernandez, revista Illustração Musical.

 

EDUCATIONAL PROPOSALS BY OSCAR LORENZO FERNANDEZ FOR MUSIC EDUCATION IN BRAZILIAN PUBLIC SCHOOLS (1930-1931)

Abstract

This study aims to analyze the pedagogical proposal by Oscar Lorenzo Fernandez, a nationalistic musician who was based at the Instituto Nacional de Música and the Universidade do Distrito Federal - UDF - in Rio de Janeiro, capital city of the Republic of that time. Research for this project is fundamentally based on the magazine Illustração Musical (1930-1931). As a result of this project, it would seem that Lorenzo Fernandez proposed that music education in public schools be supported by specialized teacher training courses that boasted a consistent musical and pedagogical emphasis, a proposal that depended on the then Brazilian government's investments.

Key-words: history of education, musical education, Oscar Lorenzo Fernandez, magazine Illustração Musical.


PROPUESTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ DE LA EDUCACIÓN MUSICAL EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE BRASIL (1930-1931)

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la propuesta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que actuó en el Instituto Nacional de Música y en la Universidad do Distrito Federal - UDF -, instituciones situadas en la ciudad de Rio de Janeiro, Capital de la Republica en ese tiempo. La principal fuente documental usada en esta investigación es el periódico Ilustração Musical (1930-1931). Como resultado se nota que para Lorenzo Fernandez la base de la enseñanza de la música en las escuelas públicas era la formación de los profesores por medio de cursos especializados con énfasis musicales y pedagógicas consistentes, una propuesta que dependía de los inversiones del gobierno brasileño vigente en ese período.

Palabras-clave: historia de la educación, educación musical, Oscar Lorenzo Fernandez, revista Ilustração Musical.

 

PROJET PEDAGOGIQUE DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ SUR L'EDUCATION MUSICALE DANS LES ECOLES PUBLIQUES DU BRESIL (1930-1931)

Résumé 

Cet article a pour objectif d'analyser le projet pédagogique de Lorenzo Fernández, musicien nationaliste qui a joué à l’Institut National de Musique et à l’Université du District Fédéral  - UDF -, institutions situées dans la ville de Rio de janeiro, Capitale de la république à cette époque. La principale source documentaire utilisée dans cette recherche est le journal Illustration Musicale (1930-1931). Par conséquent, on remarque que selon Lorenzo Fernández l'enseignement de la musique dans les écoles publiques repose sur la formation des professeurs par le biais de cours spécialisés mettant l'accent sur l'enseignement musical et une pédagogie cohérente. Ce projet dépendait des investissements du gouvernement brésilien en vigueur à cette période.

Mots-clé: histoire de l'éducation, éducation musicale, Oscar Lorenzo Fernández, magazine Illustration Musicale.

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Biografía del autor/a

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Brasil, Universidade Federal do Piauí - UFPI Professor do Curso de Licenciatura em Música - CLM Coordenador do Núcleo de Pesquisas em História da Educação Musical e Artística - NUPHEMA Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - Música Avaliador de Cursos - Ministério da Educação MEC/INEP Lattes: http://lattes.cnpq.br/1728209127429787

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ (Conceito CAPES 7), com período de estágio no exterior financiado pela CAPES, realizado na Universidad Alcalá de Henares (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU), especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho. Fez os cursos de graduação em Música e licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música, ambos no CBM-CEU, e o de licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC. Atuou como regente coral do sistema PETROBRAS (2008-2014), como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do CBM-CEU e Vice-diretor Geral da Faculdade de Belford Roxo - RJ. Hoje trabalha como avaliador do Ministério da Educação - MEC/INEP nos processos de regulação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação e como professor no curso de graduação em Música da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Espanha, Portugal, México e Argentina.

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Publicado

2016-04-23

Cómo citar

Monti, Brasil, E. M. G. do. (2016). Propostas pedagógicas de Oscar Lorenzo Fernandez para o ensino da música nas escolas públicas brasileiras (1930-1931) - educational proposals by Oscar Lorenzo Fernandez for music education in brazilian public schools (1930-1931). Revista História Da Educação, 20(49), 227–238. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/61437

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Artigo / Article / Artículo