O jornal escolar O Estudante Orleanense (Santa Catarina, 1949-1973) - School newspaper O Estudante Orleanense (Santa Catarina, 1949-1973)
Résumé
A idéia de pesquisar sobre o jornal O Estudante Orleanense surgiu no momento em que encontramos vários números do impresso no acervo da EEB Costa Carneiro, localizada no município de Orleans (SC), em uma das etapas de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. À época (2010), deparamo-nos com 57 exemplares, além de um Livro de Atas da Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Este artigo se propõe a dar visibilidade às práticas e saberes estudantis mas, principalmente, compreender a contribuição destes instrumentos informais de educação, jornal e associação, à cultura escolar constituída neste educandário entre os anos de 1949 e 1973, no que concerne ao processo civilizador em curso com a instalação do grupo escolar em nível nacional, estadual e local.
Palavras-chave: jornal escolar, cultura escolar, processo civilizador.
SCHOOL NEWSPAPER O ESTUDANTE ORLEANENSE: WE CAN NOT MAKING CHILDREN HAPPY, BUT CAN DO THEM HAPPY BECOMING THE GOOD (SANTA CATARINA, 1949-1973)
Abstract
The idea of researching the newspaper O Estudante Orleanense emerged when we found several numbers printed in the collection of EEB Costa Carneiro, located in the city of Orleans (SC) in one of the stages of implementation of the Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. At the time (2010), found 57 copies, plus a Minute Book of the Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. This article proposes to give visibility to student practices and knowledge, but mainly to understand the contribution of these instruments informal education - newspaper and association - the school culture made this educational institution between the years 1949 and 1973, regarding the civilizing process underway with the installation of the primary school at the national, state and local.
Keywords: school journal, culture school, civilizing process.
PERIÓDICO ESCOLAR O ESTUDANTE ORLEANENSE: NO PODEMOS HACER LOS NIÑOS FELIZ, PERO PUEDEN HACER LOS FELIZ NIÑOS BUENOS (SANTA CATARINA, 1949-1973)
Resumen
La idea de investigar el diario O Estudante Orleanense fue cuando nos encontramos con varios números impresos de la colección de la EEB Costa Carneiro, ubicado en la ciudad de Orleans (SC) en una de las etapas de la implementación del Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. En el momento (2010), nos encontramos con 57 copias, además de un libro de actas de la Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. En este artículo se pretende dar visibilidad a las prácticas de los estudiantes y el conocimiento, pero sobre todo para entender la contribución de estos instrumentos de educación informal - diario y asociación - y la cultura de la escuela hizo esta raza entre los años 1949 y 1973, en relación con el proceso de civilización en marcha con la instalación de la escuela primaria a nivel nacional, estatal y local.
Palabras-clave: periódico escuelar, cultura escolar, proceso civilizador.
JOURNAL DE L'ÉCOLE O ESTUDANTE ORLEANENSE: NOUS NE POUVONS FAIRE POUR ENFANTS HEUREUX, MAIS PEUT FAIRE LES HEUREUX DEVENIR LE BON (SANTA CATARINA,1949-1973)
Résume
L'idée de rechercher le journal O Estudante Orleanense est venue quand nous avons trouvé plusieurs numéros imprimés de la collection EEB Costa Carneiro, situé dans la ville d'Orléans (SC) dans l'une des étapes de la mise en œuvre du Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. A l'époque (2010), nous sommes confrontés à 57 exemplaires, plus un livre des minutes de Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Cet article vise à donner une visibilité aux pratiques des étudiants et des connaissances, mais surtout de comprendre la contribution de ces instruments éducation informelle, Journal et association, et de la culture scolaire fait cette race entre les années 1949 et 1973, en ce qui concerne le processus de civilisation en cours avec l'installation de l'école primaire à l'échelon national, étatique et local.
Mots-clé: école journal, école de la culture, processus civilisatrice.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.