Anel de formatura das professoras: cultura material e história das escolas normais do Rio de Janeiro

Auteurs

  • Fábio Souza Correa Lima Universidade Federal do Amazonas/ Docente de História da Educação/ Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação https://orcid.org/0000-0002-1855-1738

Résumé

O presente artigo, escrito no campo da história da educação, tem por objetivo resgatar a história de um símbolo de prestígio específico da formação de professores normalistas na capital do Brasil estabelecido nos anos 1920: o anel de formatura. Tal proposta se estabeleceu a partir da constatação nos dias atuais de que mudanças na constituição desse anel ressignificaram partes do que originalmente remetiam ao iluminismo e a primeira escola normal criada na França. Partindo dessa proposta, além de uma bibliografia específica, esta pesquisa utiliza a metodologia de história oral em uma rara oportunidade de aproximação com a categoria de
cultura material. Essa pesquisa conclui que apesar dos princípios modernos que instituíram a escola normal no passado carioca, seus significados foram esquecidos ou abandonados por transformações econômicas e/ou pelo apagamento da sua memória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fábio Souza Correa Lima, Universidade Federal do Amazonas/ Docente de História da Educação/ Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação

Atua como professor de História da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi professor do Instituto de Educação Carmela Dutra por dez anos, onde lecionou História e Filosofia da Educação. Foi professor Substituto da Faculdade de Educação da UFRJ, onde lecionou as disciplinas de Educação Brasileira, Prática em Política Administração Educacional e Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais. Mestre e Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, seguindo a na linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais. Pós-graduado em Políticas Públicas em Espaços Escolares pela CESPEB/ UFRJ. Tem por base as suas graduações em História pela Universidade Federal Fluminense (Licenciatura e Bacharelado) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de janeiro (Licenciatura e Bacharelado). Autor de livros que relacionam a realidade do Rio de Janeiro ao Ensino. Pesquisador ligado ao Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES. Tem experiência na pesquisa e no ensino de Filosofia da Educação, História da Educação, Sociologia da Educação, Educação Brasileira, Administração e gestão Educacional. 

Téléchargements

Publiée

2025-04-01

Comment citer

Lima, F. S. C. (2025). Anel de formatura das professoras: cultura material e história das escolas normais do Rio de Janeiro. Revista História Da Educação, 29. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140298

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo