História e historiografia da educação especial brasileira: um balanço da produção em artigos científicos (2015-2020)

Auteurs

Mots-clés :

História da Educação, Educação Especial, Historiografia da Educação, Difusão e circulação do conhecimento, Produção científica

Résumé

O texto apresenta um balanço da produção em artigos científicos de abordagem histórica sobre a Educação Especial brasileira, publicados entre 2015 e 2020, e identificados no Portal de Periódicos da Capes, no Google Acadêmico e em revistas especializadas. O trabalho contribui, de modo geral, com os campos de pesquisa da História da Educação e da Educação Especial e, mais especificamente, com as histórias das políticas de educação, das práticas pedagógicas e da formação de professores. Oferece um roteiro temático ao identificar, concentrar, categorizar e sistematizar os dados quantitativos e qualitativos dos 82 artigos localizados, além de contribuir para a circulação e a difusão desse conhecimento. Entre os desafios da pesquisa está a sua natureza multi e interdisciplinar.


Palavras-chave: história da educação, educação especial, historiografia da educação, difusão e circulação do conhecimento, produção científica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Luísa de Miranda Cardoso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Socais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, na linha de pesquisa: Educação, Cultura, Política e Cidadania. Pesquisa sobre a História da Educação e das Políticas de Educação Especial.

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem – LEEL

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação, Sociedade e Região



Publiée

2022-08-30

Comment citer

Cardoso, F. L. de M., & Martínez, S. A. (2022). História e historiografia da educação especial brasileira: um balanço da produção em artigos científicos (2015-2020). Revista História Da Educação, 26. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113783

Numéro

Rubrique

Artigo / Article / Artículo