(Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação

Auteurs

Mots-clés :

História do corpo, educação, movimentos educacionais.

Résumé

Os autores convidam o leitor a ter uma visão ampla da história do corpo, aprofundando os conhecimentos acerca dos movimentos educacionais, a mulher e o corpo, crianças, higiene, emoções, esporte e ginástica, educação da pessoa com deficiência e dos delinquentes juvenis, como fenômenos sociais e históricos que marcaram o início e o fim da primeira parte do século XX. Finalizo essa resenha parabenizando os editores e os autores deste livro – não havia momento mais oportuno para a chegada dessa obra, principalmente em tempos de pandemia, que nos possibilita refletir que novas formas de controle do corpo estão sendo implementadas no contexto da educação atual. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carla Liege Rodrigues Pimenta (Hungria), Eötvös Loránd University

Carla Liege Rodrigues Pimenta é doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Eötvös Loránd Universidade, Hungria, com bolsa do Stipendium Hungaricum. Possui um Mestrado em Ciências da Educação (2016, Universidade do Porto) com enfoque na Qualidade do Ensino Superior em Portugal. Membro do Programa de Pedagogia Histórica, Teórica e Comparada. Atualmente, sua linha de pesquisa está relacionada a um estudo comparativo sobre Qualidade no Ensino Superior na Hungria e na Alemanha.

Téléchargements

Publiée

2022-03-29

Comment citer

Rodrigues Pimenta (Hungria), C. L. (2022). (Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação. Revista História Da Educação, 26. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/112177

Numéro

Rubrique

Resenha / Digest / Reseña