História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil

Auteurs

Mots-clés :

arithmetic, geometry, drawing, intuitive method, progressive education

Résumé

O artigo sintetiza resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as transformações do ensino de matemática para o curso primário e a matemática presente na formação de professores, desde o século XIX até meados do século XX no Brasil. Problematiza-se o entendimento das relações entre o campo disciplinar matemático e a pedagogia, confirmando a hipótese teórica de que as articulações entre os dois campos produzem matemáticas de naturezas diferentes e articuladas entre si.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), UNIFESP

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

Maria Célia Leme da Silva (Brasil), UNIFESP

Profa. Associada da UNIFESP - Campus Diadema

Publiée

2020-06-02

Comment citer

Valente (Brasil), W. R., & da Silva (Brasil), M. C. L. (2020). História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História Da Educação, 24, e99350. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99350

Numéro

Rubrique

Dossiê " História da Educação Matemática"