Novos tempos se anunciam

Auteurs

Mots-clés :

História da Educação, Editorial, Publicação contínua

Résumé

Editorial do volume 23 da Revista História da Educação, que em 2019 passa a ser uma publicação contínua e anual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Helena Camara Bastos (Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS


Chris de Azevedo Ramil (Brasil), Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Professora dos Cursos de Design Gráfico e Design Digital do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel) (04/2018), com Bolsa CAPES de 2014 a 2018. Bolsista CAPES de Doutorado-Sanduíche (PDSE) em Madri/Espanha, no Centro de Investigación MANES (Manuales Escolares)/Facultad de Educación - UNED (de 04 a 07/2017), com estância de pesquisa também em outras instituições nesse período, tais como o CEINCE (Centro Internacional de la Cultura Escolar), em Berlanga del Duero/Sória e o Museo/Laboratorio de Historia de la Educación "Manuel Bartolomé Cossio"/Universidad Complutense de Madrid - UCM. Mestre em Educação pelo PPGE/FaE/UFPel (03/2013), com Bolsa CAPES de 2011 a 2013, Bacharel em Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Licenciada em Artes - Hab. em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Técnica em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1996). Tem experiência nas áreas de Design Gráfico e Artes Visuais, com ênfase em Design Editorial, atuando profissionalmente nas cidades de Pelotas/RS e Barcelona/Espanha. Foi professora substituta do Curso de Artes Visuais - Hab. em Design Gráfico do Instituto de Artes e Design da UFPel no 2º semestre de 2008. De 08/2009 a 03/2011 atuou como diagramadora na equipe de Editoria de Arte do Jornal Diário Popular de Pelotas/RS. Foi professora-pesquisadora da equipe muldisciplinar do NPTE-UAB/IFSul, na equipe de design gráfico, de 2013 a 2014. Integrante dos projetos/grupos de pesquisa: a) HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (PPGE/FaE/UFPel), desde 2011; b) Memória Gráfica de Pelotas: um século de Design (CA/UFPel), de 2009 a 2014; c) Modernidade e escolarização: o uso de cartilhas e livros de leituras na Escola Elementar Gaúcha (1832 ? 1930) (PPGE/FaE/UFPel), desde 2012, entre outros. Integrante da Comissão Editorial e Editora da Revista História da Educação (ASPHE-RS) desde outubro de 2016.

Références

BASTOS, Maria Helena Camara; TAMBARA, Elomar; KREUTZ, Lúcio. Apresentação. In: BASTOS, Maria Helena Camara; TAMBARA, Elomar; KREUTZ, Lúcio (org.). Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Pelotas: Seiva, 2002, p. 7-11.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SERNA, Justo; PONS, Anaclet. La historia cultural. Autores, obras, lugares. Madrid: Akal, 2013.

Téléchargements

Publiée

2019-01-31

Comment citer

Bastos (Brasil), M. H. C., Almeida (Brasil), D. B., Ramil (Brasil), C. de A., de Souza (Brasil), J. E., Grazziotin (Brasil), L. S. S., & Ermel (Brasil), T. de F. (2019). Novos tempos se anunciam. Revista História Da Educação, e89469. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/89469

Numéro

Rubrique

Editorial