A criação do Colégio Universitário da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (1964-1965): entre o Superior e o Agrotécnico

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Mots-clés :

Colégio Universitário, Ensino técnico, Ensino Secundário

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar o processo de decisão sobre a criação do Colégio Universitário na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), entre 1964 e 1965. O baixo financiamento, a dúvida sobre o caráter da formação no secundário e a necessidade de atendimento às demandas do capital marcavam a disputa entre a criação do Colégio Universitário e a manutenção do Agrotécnico. A pesquisa, realizada a partir da consulta a documentos do arquivo histórico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), indica que a manutenção do Curso Agrotécnico foi vencida pelo argumento da falta de recursos e pela ineficiência do curso técnico em manter os jovens afastados da disputa pelas poucas vagas do ensino superior. A análise evidencia a disputa entre capital e trabalho na definição de um modelo de formação para o jovem brasileiro.

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Biographie de l'auteur

Joana D'Arc Germano Hollerbach (Brasil), Universidade Federal de Viçosa

Licenciatura em História; Mestrado em educação pela UFMG; Doutorado em Educação pela UFSCar; professora Adjunta II do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (MG), atuando nas áreas de políticas para educação básica e história da educação.

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Publiée

2019-01-31

Comment citer

Hollerbach (Brasil), J. D. G. (2019). A criação do Colégio Universitário da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (1964-1965): entre o Superior e o Agrotécnico. Revista História Da Educação, e80006. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/80006

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