Sobre coisas de outros tempos: rastros biográficos nas crônicas de Cecília Meireles na Página de Educação - About things from other times: biographic traces of Cecília Meireles stories in the Education Page
Resumen
Resumo
Adentrar pela urdidura narrativa da crônica “A escola atraente” permite discutir a relação entre objetos escolares e memória e, ao mesmo tempo, examinar o papel desempenhado por Cecília Meireles no debate educacional dos anos 30, do século passado, debate este marcado por uma nova sensibilidade pela infância e que conferiu identidade a uma geração de intelectuais que apostou na constituição do campo educacional. Investigar o horizonte de intervenção da cronista permitiu uma aproximação com um ângulo menos estudado da biografia intelectual da poeta, jornalista e educadora.
Palavras-chave: Cecília Meireles; Escola Nova; biografia; cultura material da escola.
ABOUT THINGS FROM OTHER TIMES: BIOGRAPHIC TRACES OF CECILIA MEIRELES’ STORIES IN THE EDUCATION PAGE
Abstract
The plot of the story “A escola atraente” (The attractive school) opens a discussion about the relation between school objects and memory and, at the same time, reveals the role played by Cecilia Meireles in the education debates of the 1930’s, which were marked by a new understanding of childhood by a whole generation of intellectuals that had placed their bets in the constitution of the education field. The investigation of Meireles' range of intervention resulted in approaching a less known aspect of her intellectual biography as a poet, journalist and education scholar.
Keywords: Cecilia Meireles; New School; biography; school material culture.
SOBRE COSAS DE OTROS TIEMPOS: RASTROS BIOGRÁFICOS EN LAS CRÓNICAS DE CECÍLIA MEIRELES EN LA “PÁGINA DE EDUCACIÓN”
Resumen
Adentrar por la urdidura narrativa de la crónica “La escuela atractiva” permite discutir la relación entre objetos escolares y memoria y, al mismo tiempo, examinar el rol de Cecília Meireles en el debate educacional de los años 30, del siglo pasado, debate que estuvo marcado por una nueva sensibilidad hacia la infancia y que confirió identidad a una generación de intelectuales que apostó por la constitución del campo educacional. Investigar el horizonte de intervención de la cronista permitió un acercamiento con un ángulo menos estudiado de la biografía intelectual de la poetisa, periodista y educadora.
Palabras clave: Cecília Meireles; Escuela Nueva; biografía; cultura material de la escuela.
SUR DES CHOSES D’ANTAN: DES EMPREINTES BIOGRAPHIQUES DANS LES CRONIQUES DE CECILIA MEIRELES DANS PÁGINA DE EDUCAÇÃO
Résumé
Pénétrer dans la structure narrative de la cronique “A escola atraente” (L’école attirante) permet de discuter la relation entre les objets scolaires et la mémoire et d’examiner à la fois le rôle joué par Cecília Meireles dans le débat éducationnel des années 30 du siècle dernier. Ce débat a été marqué par une sensibilité nouvelle par rapport à l’enfance et il a conféré de l’identité à une génération d’intellectuels qui a cru à la constitution du champ éducationnel. L’investigation de l’horizon d’intervention de l’écrivain a permis l’approche d’un côté moins étudié de la biographie intellectuelle de cette éducatrice, poète et journaliste.
Mots-clé: Cecília Meireles; Nouvelle École; biographie; culture matérielle de l’école.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.