A formação de professores nas ditaduras
Resumen
A formação de professores tem sido objeto de pesquisa durante as últimas décadas em diferentes campos do conhecimento. Especificamente no campo da história da educação essa temática é bastante visitada pelos pesquisadores, com foco nas instituições escolares, currículos, práticas pedagógicas, cultura escolar, tecnologias, políticas e reformas educacionais, entre outros. Este dossiê é composto por seis artigos que versam sobre a formação docente em diferentes tempos de ditaduras nos dois lados do Atlântico: do Brasil (Estado Novo: 1937-1945 e ditadura civil-militar: 1964-1985); de Portugal (1933-1974) e da Espanha (1939-1975). Apesar de particularidades nacionais, os três modelos compartilham estratégias comuns e revelam como a educação pode ser instrumentalizada politicamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







