“Com alegria mando nossas notícias”: escrita epistolar e movimento de educação de base

Autores/as

  • Isabel Aparecida Bilhão UNISINOS

Resumen

Esse estudo se utiliza, como principal embasamento empírico, de um conjunto de 649 cartas escritas por monitoras/es, alunos/as do Movimento de Educação de Base às equipes de professoras/es e supervisores/as entre 1961 e 1966. Além das missivas, a autora analisou os documentos legais, relatórios, organogramas, estatutos, bem como os materiais produzidos para a formação das equipes ligadas ao sistema de ensino pernambucano. O livro possibilita ao leitor sentir-se próximo dos aspectos cotidianos das pessoas envolvidas com as escolas radiofônicas. Nele, observam-se expectativas, condições de trabalho, queixas, elogios e também críticas formuladas ao movimento, aspectos que dificilmente poderiam ser observados em outro tipo de documentação.     

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Aparecida Bilhão, UNISINOS

 

Isabel Aparecida Bilhão: Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora no PPG-Educação e no PPG-História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Bilhão, I. A. (2024). “Com alegria mando nossas notícias”: escrita epistolar e movimento de educação de base. Revista História Da Educação, 28. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/129292

Número

Sección

Resenha / Digest / Reseña