A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA)

Autores/as

  • Eliane Peres (Brasil) Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul

Palabras clave:

livros didáticos, livros de leitura, Estados Unidos, América Latina

Resumen

Este artigo analisa uma série de livros de leitura produzida nos anos de 1940, no contexto da política norte-americana para a América Latina, conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. A produção desses livros resultou de um acordo assinado, em 1944, entre a Divisão de Educação do então denominado Inter-American Educational Foundation, Inc., (renomeado, em 1947, como Institute of Inter-American Affairs, IIAA) e o Ministério da Educação da Guatemala. O objetivo era, contudo, que essa série fosse usada nos demais países da América do Sul e da América Central. A análise dos sete livros evidencia que havia uma estreita correlação entre os conteúdos neles apresentados e os objetivos dos programas de cooperação, revelando nitidamente uma intencionalidade civilizatória dos Estados Unidos para com os países da América Latina.

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Biografía del autor/a

Eliane Peres (Brasil), Universidade Federal de Pelotas - Pelotas - Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares).

Publicado

2020-01-21

Cómo citar

Peres (Brasil), E. (2020). A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-American Affairs (USA). Revista História Da Educação, 24, e93692. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93692

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo