O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925)

Autores/as

  • Dayse Araujo Lapa (Brasil) UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Simone Silveira Amorim (Brasil) UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palabras clave:

História da Educação, Representação Coletiva, Espaço Urbano, Normatização

Resumen

Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. Aracaju nasceu em 1855, cidade-capital, para escoar, via porto, a produção do açúcar, cidade projetada em quadrícula xadrez onde os instrumentos normativos impuseram obrigações para o controle da ordem e criação da identidade de cidade moderna. Nossa contribuição se faz através do desenho, com a geração de novos registros do processo evolutivo e, assim os convidamos para este encontro.

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Biografía del autor/a

Dayse Araujo Lapa (Brasil), UNIVERSIDADE TIRADENTES

https://orcid.org/0000-0001-7611-0335

Simone Silveira Amorim (Brasil), UNIVERSIDADE TIRADENTES

ORCID 0000-0002-1305-6017

Publicado

2020-01-21

Cómo citar

Lapa (Brasil), D. A., & Amorim (Brasil), S. S. (2020). O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925). Revista História Da Educação, 24, e93420. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93420

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo