Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (década de 1950)

Autores/as

Palabras clave:

Leonor Posada, revistas infantis, literatura infantil, educação feminina.

Resumen

A escritora e professora Leonor Posada (1893-1960) foi uma expressiva colaboradora das revistas infantojuvenis da editora O Malho. Seus textos correspondiam ao propósito dos editores de atingir o público escolar, servindo tanto para o divertimento quanto para a instrução das crianças. O artigo apresenta alguns textos da revista Cirandinhae analisa como eles contribuíram para a educação de meninas durante os anos de 1950. A partir da perspectiva da História Cultural, realiza-se a discussão bibliográfica e a análise de fontes históricas da imprensa escrita. Como resultado, conclui-se que as revistas foram um dos veículos de produção de discursos e de representações sobre a infância, para os quais a participação de Leonor Posada foi essencial na difusão de conselhos e prescrições às meninas.

Palavras-chave: Leonor Posada; revistas infantis; literatura infantil; educação feminina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Theodoro Roveri (Brasil), Universidade Federal de São Carlos. Prefeitura Municipal de Campinas

Doutora em educação pela Unicamp, na linha Educação e História Cultural. Atualmente é professora de Educação Infantil e no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba).

Publicado

2020-01-21

Cómo citar

Roveri (Brasil), F. T. (2020). Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (década de 1950). Revista História Da Educação, 24, e92581. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/92581

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo