Em nome da "Recta Conduta", ajuda recíproca, honesta indústria e convívio pacífico: reflexões sobre instrução e educação moral (1824-1827)
Palabras clave:
José da Silva Lisboa, Educação moral, Visconde de CayruResumen
Neste artigo, exploro parte da produção de Silva Lisboa, na qual reforça a religião de Estado e a articulação entre ciência e revelação, condição para se atingir um estágio mais elevada, cujo melhor exemplo poderia ser verificado na experiência da Grã-Bretanha. Para o autor, com a Constituição do Império do Brasil, cabia delinear as bases para se formar uma recta conducta, associando, assim, ciência moral e teologia como estratégia de combate aos catecismos da libertinagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.