Das Schulbuch (o livro escolar), 1917-1938: um periódico singular para o contexto da imprensa pedagógica no período - Das Schulbuch (the school text book) 1917-1938: a peculiar journal in the pedagogical context at that time
Resumo
ResumoNo início do século XX o processo educacional brasileiro foi favorecido pelos movimentos em favor do ideário liberal, pela crescente afirmação do Estado/Nação, pelo Projeto Republicano e pelas iniciativas da Igreja da Restauração. Estas tendências motivaram a mobilização em favor do processo educacional brasileiro, incentivando a produção da imprensa pedagógica. O presente artigo trata do periódico Das Schulbuch (O Livro Escolar), publicado pela Editora Rotermund, de São Leopoldo, de 1917-1938, salientando suas interfaces e contraposições com as tendências especificadas acima. Único periódico sobre o livro escolar conhecido até o presente, Das Schulbuch é muito pouco conhecido na história da educação brasileira e constitui-se em rica fonte de pesquisa sobre propostas pedagógicas da época, sobre a produção e uso de livros escolares, especialmente nas escolas da imigração.
Palavras-chave: imprensa pedagógica; livros escolares; história da educação.
DAS SCHULBUCH (THE SCHOOL TEXT BOOK) 1917- 1938: A PECULIAR JOURNAL IN THE PEDAGOGICAL CONTEXT AT THAT TIME
Abstract
In the beginning of the 20th Century the brazilian educational process was helped by the movements in favor of the liberal proposals, by the increasing affirmation of the Estate/Nation, by the Republican Project and by the initiative of the Church of Restoration. These tendencies motivated a movement in favor of the brazilian educational process, encouraging a production of pedagogic press. The present article deals with the periodic Das Schulbuch (The School Book), published by Rotermund Publishing Company of Sao Leopoldo, from 1917-1938, emphasizing its interfaces and counterpoints with the tendencies specified above. The only periodic about the school book known to this date, Das Schulbuch is not wellknown in the history of brazilian education and constitutes a rich research source about the pedagogic proposal of that period of time, concerning the production and use of school books, specially in the immigration schools.
Keywords: Pedagogic press; school books; history of the education.
DAS SCHULBUCH (EL LIBRO ESCOLAR) 1917-1938: UN PERIODICO SINGULAR PARA EL CONTEXTO DE LA IMPRENTA PEDAGOGICA EN EL PERIODO
Resumen
Al principio del siglo XX el proceso educacional brasileño fue favorecido por los movimientos en favor del ideario liberal, por la creciente afirmación del Estado/Nación, por el Proyecto Republicano y por las iniciativas de la Iglesia de la Restauración. Estas tendencias motivaron la movilización en favor del proceso educacional brasileño, incentivando la producción de la imprenta pedagógica. El presente artículo trata del periódico Das Schulbuch (El Libro Escolar), publicado por la Editora Rotermund, de São Leopoldo, de 1917-1938, destacando sus peculiaridades y contraposiciones con las tendencias especificadas arriba. Único periódico sobre el libro escolar conocido hasta el presente, Das Schulbuch es muy poco conocido en la historia de la educación brasileña y se constituye rica fuente de investigación sobre propuestas pedagógicas de la época, sobre la producción y uso de libros escolares, especialmente en las escuelas de inmigración.
Palabras-clave: imprenta pedagógica; libros escolares; historia de la educación.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.