Gestão elementos de uma realidade vivenciada - Management elements of a real experience
Resumo
Resumo
Esse artigo teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990, através de uma leitura da constituição da sociedade capitalista visando compreender a forma de gerir o setor público, em específico da educação no Estado de São Paulo. Como resultado, apontamos os princípios da organização empresarial nos moldes toyotista que são os vetores que orientam a política educacional da Secretaria de Estado da Educação.
Palavras-chave: gestão; gestão da educação estadual.
MANAGEMENT ELEMENTS OF A REAL EXPERIENCE
Abstract
This article had as study object the concept of management that comes being instituted for the State secretary of the Education of the State of São Paulo from middle of the decade of 1990, through a reading of the capitalist incorporation aiming at to understand the form to manage the public sector, in specific of the education in the State of São Paulo. As result, we point the principles of the enterprise organization in the molds toyotista that are the vectors that guide the educational politics of the State secretary of the Education.
Keywords: management; management of the state education.
GESTIÓN ELEMENTOS DE UNA REALIDAD VIVENCIADA
Resumen
Este artículo tiene como objeto de estudio el concepto de gestión que viene siendo instituído por la Secretaría Educación del Estado de São Paulo a partir de mediados de la década de 1990, através de una lectura de la constitución de la sociedad capitalista visando a comprender la forma de dirigir el sector público, específicamente de la educación en el Estado de São Paulo. Como resultado, apuntamos los princípios de la organización empresarial en los moldes toyotista que son los vectores que orientan la política educacional de la Secretaria de Estado de Educación.
Palabras-clave: gestión; gestión de la educación estatal.
GESTION: DES ÉLÉMENTS D’UNE RÉALITÉ VÉCUE
Résumé
Cet article a eu comme objet d’étude le concept de gestion institué par le Sécrétariat d’État de l’Éducation de São Paulo à partir du milieu de la décennie de 1990, à travers une lecture de la constitution de la société capitaliste, afin de comprendre la façon dont elle gère le secteur public, spécialement l’éducation à São Paulo. Les résultats montrent que les principes de l’organisation des entreprises selon le modèle toyotiste sont les vecteurs d’orientation de la politique éducationnelle du Sécrétariat d’État de l’Éducation.
Mots-clé: gestion; gestion de l’éducation de l’état
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.