THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE CARRIED OUT BY STUDENTS OF THE PEDAGOGY COURSE IN THE DISCIPLINE HISTORY OF EDUCATION

Authors

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Faculdade de EducaçãoInstituto de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-9975-9919

Abstract

The objective of this study was to map the scientific production resulting from academic activities applied in the History of Education discipline among undergraduate students. How is the production of knowledge derived from academic activities applied in the History of Education discipline outlined among Pedagogy students? A bibliographic and documentary analysis was carried out focusing on the productions of students in the History of Education discipline, taught in the Pedagogy course at the Federal University of Pará. The historical period of the investigation unfolded between 1996 and 2023. It was concluded that, in the within the scope of university teaching pratice in the History of Education discipline, students have been instigated and guided to produce knowledge about historical-educacional facts, whether in the form of exploratory research, the preparation of academic memorials and the construction of scientific articles, choosing multiple themes, they constructo different objects of study, follow different methodological paths and deal with subjects in diferente historical times.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Faculdade de EducaçãoInstituto de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal do Pará

Professor Titular, ocupante da Cadeira de História da Educação, da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Licenciado Pleno em Pedagogia. Especialista em Educação e Problemas Regionais. Bacharel em Direito com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral. Mestre em Educação (Supervisão e Currículo). Doutor em Educação (Currículo). Entre os anos de 2002 e 2017 atuou na condição de Coordenador, Vice Coordenador Docente Colaborador e Docente Permanente nas Linhas de Pesquisa Currículo e Formação de Professores (extinta) e a de Educação: Currículo, Epistemologia e História, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Cultiva a docência, a investigação e a orientação de pesquisas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e políticas públicas educacionais, história da educação, historiografia educacional, educação superior, políticas curriculares, currículo e formação de professores, formação de pesquisadores em educação, política curricular de pós-graduação, políticas de avaliação institucional na educação superior, epistemologia e educação. Exerceu o magistério nas Disciplinas Direito Processual Penal e Direito Eleitoral ministradas aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. No campo da Ciência do Direito incursiona pelas seguintes temáticas: Criminologia e Políticas de Combate ao Crime e à Criminalidade; Ensino do Direito Penal; Estado e Políticas de Segurança Pública; Educação em Segurança Pública; História das Instituições Penais e as Políticas de Ressocialização; Instituições Jurídicas e o Processo Penal. É Líder de Grupo no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo - NEPEC, é Líder Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade - NUPECC. Pesquisador no Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA - UFPA. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal - IBRASPP. Integrante da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Músico. Guitarrista. Poeta. Compositor. Pesquisador vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e Música - ANPPOM. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras - AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa. Foi eleito Presidente da AIL (Gestão para o biênio 2017-2019). Presta serviços de Assessoria e Consultoria na área da Educação. É Agente Cultural cadastrado no Portal Mapa Cultural do Pará. Entre os anos de 2015 a 2023 desenvolveu ações junto ao Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri, como titular na Câmara de Literatura, 1 Secretário (biênio 2017-2018) e Vice-Presidente (biênio 2019-2020), integrou a Câmara Setorial de Música e presidiu esse órgão no biênio 2021-2022 e no ano de 2023. Atualmente integra o Conselho Estadual de Cultura do Pará, como representante titular do segmento Música. Tem experiência e presta assessoria e consultoria no planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas culturais. Atua como parecerista na análise de projetos culturais.

 

Published

2025-03-18

How to Cite

Corrêa, P. S. de A. (2025). THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE CARRIED OUT BY STUDENTS OF THE PEDAGOGY COURSE IN THE DISCIPLINE HISTORY OF EDUCATION. History of Education Journal, 29. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/141102

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo