Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)

Authors

Keywords:

Manuais Pedagógicos, Pedagogia, Metáforas e Comparações que Ensinam a Ensinar

Abstract

Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

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Author Biographies

Vivian Batista da Silva (Brasil), Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de sanduíche realizado na Universidade de Lisboa. Estágio de pós-doutorado sênior realizado na Universidade Federal do Paraná. E-mail: vivianbs@yahoo.com

Denice Barbara Catani (Brasil)

Professora Titular Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. E-mail: dbcat@usp.br

Published

2019-10-21

How to Cite

Silva (Brasil), V. B. da, & Catani (Brasil), D. B. (2019). Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). History of Education Journal, e93223. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93223

Issue

Section

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"