Educação do anormal a partir dos testes de inteligência

Authors

Keywords:

Teste de Binet-Simon, Testes de inteligência, Educação especial, educação do anormal, pessoa com deficiência

Abstract

A pesquisa busca compreender a presença dos testes de inteligência no campo da educação especial no Brasil. Para tanto, se vale de um estudo documental e bibliográfico a partir de fontes que remontam o contexto da educação no Brasil do início do século XX à década de 1970. Expõe o processo de construção do teste de Binet-Simon, bem como sua entrada ao Brasil no ano de 1906. Discute a aplicação do teste no campo educacional, mais especificamente na educação especial. Como resultado, apresenta a ausência de políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, a relação direta da educação com o campo da saúde pautada no diagnóstico e a caracterização do teste como determinante para o processo de exclusão e isolamento compulsório da pessoa com deficiência do contexto escolar e social.

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Author Biography

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira (Brasil), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; pós-doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal (UA); pós-doutorado em Tecnologias Assistivas pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Uberlândia - MG (UFU); pós-doutorado em Mídias Interativas pelo Programa Avançado de Culturas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ (UFRJ); pós-doutorado em Educação Inclusiva e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - SP (Unicamp). Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de graduação da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação

Published

2019-10-21

How to Cite

Teixeira (Brasil), R. A. G. (2019). Educação do anormal a partir dos testes de inteligência. History of Education Journal, e90024. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/90024

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo