Da universidade quinhentista de Paris para o mundo: currículo e método em Petrus Ramus
Palavras-chave:
Currículo, Método, Petrus Ramus, Ramismo, Pedagogia UniversitáriaResumo
Propomos uma discussão historicamente situada acerca da organização e administração, na cultura ocidental, de um saber inteiramente escolar, caracterizado pelos princípios da ordem e da uniformidade, e que se expressa em monografias - de tipo compendiário e manualístico -, produzidas para circular unicamente nos estabelecimentos de ensino. A análise recuará até ao espaço universitário do Renascimento e aos primeiros debates sobre a premência de um dispositivo de sistematização do conhecimento, onde Petrus Ramus aparece como uma personagem conceptual e onde se descobre um diagnóstico seminal assente sobre um gesto educativo como supondo uma dupla articulação: (i) o currículo é o invariante que permite racionalizar todo conhecimento através de disciplinas unidas num plano de estudos, ao passo que (ii) o método constitui a possibilidade de estabilizar e simplificar, de articular e graduar todos os conteúdos escolares.
Downloads
Referências
DESCARTES, René. Regras para a direção do espírito. Lisboa: Edições 70, 1989 [1628].
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, genealogy, history. In: RABINOW, Paul (ed.). The Foucault Reader. Nova Iorque: Pantheon, 1984. p. 76-97.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1999 [1977].
GRAVES, Frank Pierrepont. Petrus Ramus and the educational reformation of the sixteenth century. Nova Iorque: Macmillan, 1912.
HOTSON, Howard. Commonplace learning: Ramism and its german ramifications. Oxford: Oxford University Press, 2007.
MACK, Peter. Renaissance argument: Valla and Agricola in the traditions of rethoric and dialectic. Leida, Nova Iorque e Colónia: E. J. Brill, 1993.
Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.
ONG, Walter Jackson. Commonplace rhapsody: Ravisus Textor, Zwinger and Shakespeare. In: BOLGAR, Robert Ralph. (ed.). Classical influences on european culture (1500-1700). Cambridge: Cambridge University Press, 1974. p. 91-126.
ONG, Walter Jackson. Ramus, method and the decay of dialogue. Cambridge: Harvard University Press, 1983 [1958].
RAMUS, Petrus. Advertissements sur la reforme de l’Université de Paris. Paris: S. Ed., 1652.
RAMUS, Petrus; FREIG, Johannes Thomas. P. Rami Professio Regia Hoc Est Septem Artes Liberales in Regia Cathedra Per Ipsum Parisijs Apodictico Docendigenere Propositæ & Per Ioan Thomam Freigium in Tabulas Perpetuas... Basileia: Sebastianum Henricpetri, 1576.
SELLBERG, Erland. Petrus Ramus. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, EUA: Center for the Study of Language and Information (CSLI), Stanford University, 2016. Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/ramus/. Acesso em: 20 abr. 2018.
TRICHE, Stephen; MCKNIGHT, Douglas. The quest for method: the legacy of Peter Ramus. History of education, v. 33, n. 1, p. 39-54, 2004.
VARELA, Julia. Genealogy of education. In: POPKEWITZ, Thomas S.; FRANKLYN, Barry M.; PEREYRA, Miguel A. (ed.). Cultural history and education. Nova Iorque: Routledge Falmer, 2001. p. 109-124.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.