As cartilhas e a história da alfabetização no Brasil: alguns apontamentos

Autores

  • Francisca Izabel Pereira Maciel UFMG

Resumo

 

As cartilhas, assim como os métodos, foram, durante décadas, o problema central da alfabetização. Este artigo é dedicado a uma discussão aberta aos pesquisadores de diferentes áreas do campo das ciências sociais, que têm como objeto de estudo a alfabetização na perspectiva da história cultural. Essa abordagem se justifica por sabermos que os estudiosos vêm se debatendo no sentido de se considerar os usos sociais da escrita e da leitura em suas múltiplas facetas. Diante da ausência de pesquisa histórica sobre a alfabetização, é que me proponho iniciar o debate em torno das cartilhas, campo tão pouco explorado historicamente.

Palavras-chave: alfabetização, leitura e escrita: paradigmas metodológicos, história da educação.

 

Abstract

The textbooks as well as the methods have been for decades the central problem of literacy. This article is intended to be an open discussion for researchers from different areas of the social sciences field who have literacy with a cultural history perspective as their object of study. This approach is validated as we know that scholars have been debating among themselves in order to consider the social applications of reading and writing in their multiple features. It is because of the lack of a historic research on literacy that I intend to start the debate around the textbooks, a field which has not been much explored historically.

Keywords: literacy, reading and writing: methodological paradigms, education history.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Izabel Pereira Maciel, UFMG

Francisca Izabel Pereira Maciel é professora da FAE-UFMG.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Como Citar

Maciel, F. I. P. (2012). As cartilhas e a história da alfabetização no Brasil: alguns apontamentos. Revista História Da Educação, 6(11), 147–168. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30604

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo