A educação escolar de pomeranos e descendentes em Santa Maria de Jetibá (ES)

Autores

  • Cione Marta Raasch Manske (Brasil) Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Cristina Dadalto (Brasil) Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Língua, identidade, imigração pomerana, educação escolar

Resumo

Este artigo investiga a educação escolar entre pomeranos e descendentes no município de Santa Maria de Jetibá (ES) a partir do processo de construção histórica deste grupo étnico no assentamento e permanência no estado. Construíram-se duas categorias de análise: a escola comunitária e a nacionalização das escolas pomeranas; o programa de educação escolar pomerano. Utilizamos o levantamento de fontes e bibliográficos, bem como análise de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cione Marta Raasch Manske (Brasil), Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora do Laboratório de Estudos do Movimento Migratório.

Maria Cristina Dadalto (Brasil), Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutorado pela Università Ca`Foscari di Venezia. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Bolsista Pesquisadora da Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua nas seguintes temáticas: História Oral, Memória, Identidade e Mobilidade Humana. Coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento Migratório e História Oral da Ufes. Membro do Laboratório de Estudos de Identidades e de Tecnociência da Ufes.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Manske (Brasil), C. M. R., & Dadalto (Brasil), M. C. (2021). A educação escolar de pomeranos e descendentes em Santa Maria de Jetibá (ES). Revista História Da Educação, 25, e101240. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101240

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo