A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia

Autores

  • Maria Betania Barbosa Albuquerque (Brasil) Universidade do Estado do Pará
  • Jane Elisa Otomar Buecke (Brasil) Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

História da educação, Amazônia colonial, Educação Colonial

Resumo

Este artigo analisa fontes e possibilidades de pesquisa educacional no Brasil colonial, particularmente, na Amazônia. Origina-se de uma investigação de natureza teórico-bibliográfica, considerando relatos de viagens, cartas jesuíticas, dissertações, teses e artigos. Notamos o protagonismo dos jesuítas e da educação institucionalizada por eles, emergindo, assim, lacunas no campo das ações educativas promovidas por outras ordens religiosas e dos estudos sobre processos educativos ocorridos no cotidiano social passado.

        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betania Barbosa Albuquerque (Brasil), Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP, com Pós-Doutoramento pelo CES-UC-Pt. Profª. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia.        

Jane Elisa Otomar Buecke (Brasil), Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educacao no Prorama de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará com pesaquisa concentrada em História da Educação na Amazônia Colonial. Mestra em Educação pelo no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA). Assessora Pedagógica da UEPA.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Albuquerque (Brasil), M. B. B., & Buecke (Brasil), J. E. O. (2020). A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia. Revista História Da Educação, 24, e95977. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/95977

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo