As entidades nacionais na política educacional das escolas de arquitetura e urbanismo do Brasil – entendimentos sobre a área da tecnologia da construção

Authors

  • Albenise Laverde (Brasil) Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia - FAUeD/UFU
  • Cláudia Terezinha de Andrade Oliveira (Brasil) Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo - FAUUSP

Keywords:

Entidades Nacionais, Ensino de Arquitetura, Tecnologia da Construção, Espaços experimentais.

Abstract

O presente artigo investiga as principais discussões e ações realizadas ao longo da criação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conduzidas por Instituições de Ensino e por Entidades Governamentais e Associativas envolvidas com a questão educacional, com especial atenção à análise das estratégias e proposições direcionadas às práticas experimentais e melhoria do ensino da Tecnologia da Construção. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da triangulação de dados obtidos em diferentes fontes bibliográficas e documentais e pela análise de 21 Projetos Pedagógicos de escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo implantadas em diferentes períodos históricos e em distintas regiões do país, além de entrevistas e visitas técnicas. Os resultados possibilitaram compreender as diferentes variáveis que influenciaram na atual estruturação da área da Tecnologia da Construção, algo que não se resume ao plano teórico dos Projetos Pedagógicos de curso, mas a uma dimensão mais ampla, como os aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos.

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Published

2020-01-21

How to Cite

Laverde (Brasil), A., & Oliveira (Brasil), C. T. de A. (2020). As entidades nacionais na política educacional das escolas de arquitetura e urbanismo do Brasil – entendimentos sobre a área da tecnologia da construção. History of Education Journal, 24, e92558. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/92558

Issue

Section

Artigo / Article / Artículo