A educação ultranacionalista japonesa no pensamento dos nipo-brasileiros
Keywords:
História da educação, imigração japonesa, históriaAbstract
Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkeino Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novasDownloads
References
BOURDIEU, Pierre. Les conditions sociales de la circulation internationale des idées’.In: Actes de la recherche en sciences sociales. 2002/5 n.145, p. 3-8.
________________. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. 8ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2015 (coleção estudos: 20).
CAMACHO, Luiza M. Y. Valores culturais japoneses presentes na educação dos nipo-brasileiros. In: KISHIMOTO, T. M.; DERMARTINI, Zelia de B. F.(orgs.) Educação e cultura: Brasil e Japão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 91-106.
CAPELO, Maria Regina C. Educação e escolarização japonesa nas colônias rurais. In: KISHIMOTO, T. M.; DERMARTINI, Zelia de B. F.(orgs.) Educação e cultura: Brasil e Japão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 69-90
CARDOSO, Ruth C. Leite. O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses. In: SAITO, Hiroshi; MAEYAMA, Takashi. Assimilação e integração dos Japoneses no Brasil. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo/ Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltdas, 1973, p. 317-345.
DERMATINI, Zelia de Brito Fabri. Imigração, Estado e escolarização. Japoneses em São Paulo: Desafios da educação na Nova Terra. In: KISHIMOTO, T. M.; DERMARTINI, Zelia de B. F.(orgs.) Educação e cultura: Brasil e Japão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 23-46.
HANDA, Tomoo. O imigrante japonês: história de sua vida no Brasil. São Paulo: T.A. Queiroz: Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1987.
OCADA, Fábio Kazuo. Valores presentes na identidade étnica nipo-brasileira. In: KISHIMOTO, T. M.; DERMARTINI, Zelia de B. F.(orgs.) Educação e cultura: Brasil e Japão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 107-126.
KHAN, Yoshimitsu. Japanese moral education past and present. New Jersey: Associated University Presses Inc, 1997.
KISHIMOTO, T.M.; DERMATINI, Z. B. F (orgs.) Educação e cultura: Brasil e Japão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 23-46
LINCICOME, M. Local citizens or loyal subjects? Enlightenment discourse and educational reform. In: HARDACRE, H., KERN, A. (eds). New directions in the study of Meiji Japan. New York: Brill, 1977, p. 455-465.
MONBUSHÔ. Kôtô shôgaku shûshin sho. Maki ichi. Jyoseiyô.Tôkyô: Nihonsho kabushikigaisha, 1928.
MONBUSHÔ. Shinkenkyû niyoru daizenka kôtô nigakunen. Tôkyo: Yûgawa, 1938.
MONBUSHÔ. Shinkenkyû niyoru daizenka yongakunen. Tôkyo: Yûgawa, 1938.
MOROKAWA, Yuho. Os japoneses e seus legados. 2ª edição. São Paulo: Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas, 2014.
OKAMOTO, Monica S. Ultranacionalismo, educação e mídia. A atuação dos impressos nipo-brasileiros Burajiru Jihô e Nippak Shimbun (1916-1941). In: LUCA, Tania Regina de; GUIMARÃES, Valéria (orgs). Imprensa estrangeira publicada no Brasil. Primeiras incursões. São Paulo: Rafael Zamperetti Copetti Editor Ltda, 2017, p.451-487
OKANO, Kaori & TSUCHIYA, Motonori. Education in contemporary Japan: inequality and diversity. Cambridge: University Cambridge Press, 1999.
PIKE, Roberta E. Japanese Education: Selective Bibliography of Psychosocial Aspects. Fremont, CA: Jain Publish Company, 2007.
SHIBATA, Hiromi. As escolas japonesas (1915-1945). A afirmação de uma identidade étnica.1997. 177 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
TSURUMI, Kazuko. Social change and the individual. Japan before and after defeat in World War II. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1970.
Valores impulsionam alunos nipo-brasileiros. São Paulo, 01 de set. 2009. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/valores-impulsionam-alunos-nipo-brasileiros-bt1kzw9z5kxd77ncntigrabf2 Acesso em: 04 de fev. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.