AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL
Keywords:
Barão de Tautphoeus, trajetória, identidade profissional docenteAbstract
Este artigo está fundamentado numa pesquisa de caráter biográfico sobre Joseph Herman, o Barão de Tautphoeus, um educador reconhecido no período Imperial brasileiro, mas que ainda não possui estudos mais aprofundados sobre a sua peculiar trajetória. De origem alemã, foi não só professor catedrático do Colégio Pedro II, como fundou e dirigiu outras instituições de ensino no município da Corte e em várias outras cidades. A metodologia utilizada foi a análise documental das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e em periódicos da época. Destacamos a importância desse professor e sustentamos que o mesmo pode ter sido um dos responsáveis pela penetração, no Brasil, de ideais do movimento de renovação pedagógica que ocorreu na Europa, no século XIX.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Antônio Luiz Porto. Questões a Propósito do Pensamento sobre a Guerra no Brasil, no Século XIX. Anais do Museu Histórico Nacional. Vol. XXVIII, 1996, p. 87-161.
ANDRADE, Vera Lúcia Cabana. Historiadores do IHGB/ Catedráticos do CPII. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ano 168, n. 434, Rio de Janeiro, jan/mar, 2007, p.219-231.
BASTOS, Maria Helena Câmara. Conferências Populares da Freguesia da Glória (1873- 1890). In: Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e Memória da Educação Brasileira. Natal: Nucleo de Arte de Cultura da UFRN, 2002.
______. O Kindergarten ou Jardim de Infância por Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1888). História da Educação (UFPel), v. 12, 2008, p. 259-268.
COLÉGIO PEDRO II. Anuário Comemorativo do 1° Centenário da Fundação do Colégio (1937-1938). Vol. X. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944.
DOMINÓ SOBRINHO. Pequenos Echos. Revista Illustrada. Ano 15, n. 580, p. 3, 1890.
DORIA, Luís Gastão d’Escragnolle. O Barão de Tautphoeus. Revista da Semana. Anno XXIII, n.10, 4 de março de 1922, 1890.
______. Tautphoeus Educador. Revista da Semana. Edição de 18 de Novembro de 1939, 1939.
GAMA ROSA, Francisco Luís. Barão de Tautphoeus. Almanaque Brasileiro Garnier. 1911, p. 323-324.
GUESSE, Érika. Bergamasco. Silvio Romero e os Contos Populares Brasileiros de Origem indígena: uma proposta de análise. Araraquara: UNESP, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
LAGO, Mário. Meus Tempos de Moleque. Disponível em:
<http://www.mariolago.com.br/livro.php>. Acesso em: 18 dez. 2012.
LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. Professores em Movimento: a emergência do associativismo docente na Corte Imperial. Belo Horizonte: UFMG, 2011. Tese (Doutorado em Educação e Inclusão Social). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos, SOARES, Jefferson da Costa, LOPES, Ivone Goulart e PATROCLO, Luciana Borges. A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, out./dez., 2013, p. 985-1000.
NABUCO, Joaquim. Minha Formação. 5 ª ed. Brasília:Ed. da UNB, 1963.
PIRES DE ALMEIDA, José Ricardo. Barão de Tautphoeus. Almanaque Brasileiro Garnier, 1905, p.263-264.
RODRIGUES, Rogério Rosa. Crítica e erudição em João Ribeiro. Dimensões, vol. 30, 2013, p. 87-109.
VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil 1870-1914. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.