Felismina e Libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906) - Felismina and Libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (RJ, 1888-1906)
Palavras-chave:
escolarização, pós-abolição, Rio de JaneiroResumo
Neste artigo se analisa as possibilidades, tensões e limites da escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período da abolição e no pós-abolição (1888-1906). A pesquisa incide sobre regiões de alta densidade demográfica, com índices crescentes de matrículas nas escolas públicas. Pensar o contexto do pós-abolição no âmbito da história da educação visa a compreender como os projetos nacionais e locais direcionados à instrução popular interagiam com expectativas e ações de libertos e livres, em diálogo com os estudos historiográficos concernentes às lutas dessa população pelo acesso à educação.
Palavras-chave: escolarização, pós-abolição, Rio de Janeiro.
FELISMINA AND LIBERTINA GO TO SCHOOL: NOTES ON SCHOOLING IN THE PARISHES OF SANTA RITA AND SANTANA (RIO DE JANEIRO, 1888-1906)
Abstract
The article analyzes the possibilities, tensions and limits of schooling in the city of Rio de Janeiro, in the period during the slavery abolition and post-abolition (1888-1906). The research focuses on regions of high population density, with increasing enrollment rates in public schools. Thinking the context of post-abolition within the history of education aims to understand how national and local projects targeted at popular instruction interacted with expectations and actions of freedmen and free people in a dialogue with historiographical studies concerning the struggles of this population for educational access.
Key-words: schooling, post-abolition, Rio de Janeiro.
FELISMINAY LIBERTINA VAN A LA ESCUELA: NOTAS SOBRE LA ESCOLARIZACIÓN EN LAS FELIGRESÍAS DE SANTA RITA Y SANTANA
Resumen
El artículo analiza las posibilidades, las tensiones y los límites de la escolarización en la ciudad de Río de Janeiro, en el período de la abolición y post-abolición (1888-1906). Esta investigación está centrada en las regiones con alta densidad de población, con índices crecientes de matrículas en las escuelas públicas. Se considera el contexto de la post-abolición en la historia de la educación con el objetivo de comprender cómo los proyectos nacionales y locales dirigidos a la instrucción popular interactuaban con las expectativas y las acciones de los libertos y personas libres, mediante un diálogo con los estudios historiográficos referentes a las luchas de esta población para el acceso a la educación.
Palabras-clave: escolarización; post-abolición; Rio de Janeiro.
FELISMINA ET LIBERTINA VONT A L'ECOLE: NOTES SUR LA SCOLARISATION DANS LES PAROISSES DE SAINTE RITA ET SANTANA (RIO DE JANEIRO, 1888-1906)
Resumé
L'article examine les possibilités, les tensions et les limites de la scolarisation dans la ville de Rio de Janeiro, pendant la abolition et de postabolition (1888-1906). La recherche se concentre sur les régions à forte densité de population, avec l'augmentation des taux de scolarisation dans les écoles publiques. Penser le contexte de postabolition dans l'histoire de l'éducation a pour but de comprendre comment l'enseignement ciblé à des projets nationaux et locaux populaires interagit avec les attentes et les actions des affranchis et libres, dans le dialogue avec les études historiographiques concernant les luttes de cette population pour l'accès à l'éducation.
Mots-clé: éducation, postabolition, Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
ABREU, Martha. Festas religiosas no Rio de Janeiro: perspectivas de controle e tolerância no século XIX. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, n. 14, 1994, p. 183-203. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1985/1124>. Acessado em 15 maio 2013.
ABREU, Maurício de A. A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2010.
BATALHA, Cláudio H. M. A geografia associativa: associações operárias, protesto e espaço urbano no Rio de Janeiro. In: AZEVEDO, Elciene et al (org.). Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas: Unicamp, 2009, p 251-270.
BELCHIOR, Pedro. Tristes subúrbios: literatura, cidade e memória na experiência de Lima Barreto (1881-1922). Niterói: UFF, 2011. 186f. Dissertação (mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense.
BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1992.
CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CHALHOUB, Sidney. A força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.
CASTRO, Chico. João Lustosa da Cunha: marquês de Paranaguá (1821-1912): ensaio biográfico. Brasília: Câmara dos Deputados, 2009.
COSTA, Ana Luiza Jesus da. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência. São Paulo, USP, 2012. 274f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo.
COSTA, Ana Luiza Jesus da. À luz das lamparinas: as escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889). Rio de Janeiro: Uerj, 2007. 174f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FREIRE, Américo. República, cidade e capital: o poder federal e as forças políticas do Rio de Janeiro no contexto da implantação republicana. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. Rio de Janeiro: uma cidade na história. Rio de Janeiro: FGV, 2000, p. 15-32.
GARZONI, Lerice de Castro. Raparigas e meganhas em Santana (Rio de Janeiro, 1905). In: AZEVEDO, Elciene et al (org.). Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas: Unicamp, 2009, p. 157-188.
GOMES, Tiago de Melo. Para além da casa da Tia Ciata: outras experiências no universo cultural carioca, 1830-1930. Afro-Ásia, n. 29-30, 2003, p. 175-198. Disponível em <http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia_n29_30_p175.pdf>. Acesso em 20 mar. 2014.
GUIMARÃES, Ivo Venerotti. Campo de Santana: de charco a palco privilegiado de manifestações populares e oficiais. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 5, 2011, p. 243-254.
JAGUARIBE, Beatriz. Fins de século: cidade e cultura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LIMEIRA, Aline de Morais. O comércio da instrução: colégios particulares, propagandas e subvenções públicas. Rio de Janeiro: Uerj, 2010. 282f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARQUES, Jucinato Siqueira. O processo de escolarização do Distrito Federal (1888-1906). Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
MARTINEZ, Alessandra Frota. Educar e instruir: a instrução popular na corte imperial (1870-1889). Niterói: UFF, 1997, 240f. Dissertação (mestrado em História Social das Idéias). Universidade Federal Fluminense.
MENDONÇA, Leandro. Nas margens: experiências de suburbanos com periodismo no Rio de Janeiro, 1880-1920. Niterói: UFF, 2011, 149f. Dissertação (mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense.
MATTOS, Hebe. Das cores do silêncio: significados da liberdade no sudeste escravista. Brasil, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
MOURA. Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1995.
RECENSEAMENTO DO RIO DE JANEIRO. Districto Federal - realizado em 20 de setembro de 1906. Rio de Janeiro: Officina da Estatística, 1907.
ROCHA, Oswaldo Porto. A era das demolições: cidade do Rio de Janeiro, 1870-1920. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1995.
SILVA, Adriana M. Paulo. Aprender com perfeição: escolarização e construção da liberdade na Corte na primeira metade do século XIX. Brasília: Plano, 2002.
THOMPSON, E. P. Senhores e caçadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Culturas escolares e experiências docentes na cidade do Rio de Janeiro (1854-1889). Niterói: UFF, 2002, 280f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.