Felismina e Libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906) - Felismina and Libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (RJ, 1888-1906)

Autores

  • Alessandra Frota Martinez Schueler Universidade Federal Fluminense
  • Irma Rizzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jucinato de Sequeira Marques, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

escolarização, pós-abolição, Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo se analisa as possibilidades, tensões e limites da escolarização na cidade do Rio de Janeiro, no período da abolição e no pós-abolição (1888-1906). A pesquisa incide sobre regiões de alta densidade demográfica, com índices crescentes de matrículas nas escolas públicas. Pensar o contexto do pós-abolição no âmbito da história da educação visa a compreender como os projetos nacionais e locais direcionados à instrução popular interagiam com expectativas e ações de libertos e livres, em diálogo com os estudos historiográficos concernentes às lutas dessa população pelo acesso à educação.  

Palavras-chave: escolarização, pós-abolição, Rio de Janeiro.


FELISMINA AND LIBERTINA GO TO SCHOOL: NOTES ON SCHOOLING IN THE PARISHES OF SANTA RITA AND SANTANA (RIO DE JANEIRO, 1888-1906) 

Abstract

The article analyzes the possibilities, tensions and limits of schooling in the city of Rio de Janeiro, in the period during the slavery abolition and post-abolition (1888-1906). The research focuses on regions of high population density, with increasing enrollment rates in public schools. Thinking the context of post-abolition within the history of education aims to understand how national and local projects targeted at popular instruction interacted with expectations and actions of freedmen and free people in a dialogue with historiographical studies concerning the struggles of this population for educational access.

Key-words: schooling, post-abolition, Rio de Janeiro.


FELISMINAY LIBERTINA VAN A LA ESCUELA: NOTAS SOBRE LA ESCOLARIZACIÓN EN LAS FELIGRESÍAS DE SANTA RITA Y SANTANA 

Resumen

El artículo analiza las posibilidades, las tensiones y los límites de la escolarización en la ciudad de Río de Janeiro, en el período de la abolición y post-abolición (1888-1906). Esta investigación está centrada en las regiones con alta densidad de población, con índices crecientes de matrículas en las escuelas públicas. Se considera el contexto de la post-abolición en la historia de la educación con el objetivo de comprender cómo los proyectos nacionales y locales dirigidos a la instrucción popular interactuaban con las expectativas y las acciones de los libertos y personas libres, mediante un diálogo con los estudios historiográficos referentes a las luchas de esta población para el acceso a la educación.

Palabras-clave: escolarización; post-abolición; Rio de Janeiro.


FELISMINA ET LIBERTINA VONT A L'ECOLE: NOTES SUR LA SCOLARISATION DANS LES PAROISSES DE SAINTE RITA ET SANTANA (RIO DE JANEIRO, 1888-1906) 

Resumé

L'article examine les possibilités, les tensions et les limites de la scolarisation dans la ville de Rio de Janeiro, pendant la abolition et de postabolition (1888-1906). La recherche se concentre sur les régions à forte densité de population, avec l'augmentation des taux de scolarisation dans les écoles publiques. Penser le contexte de postabolition dans l'histoire de l'éducation a pour but de comprendre comment l'enseignement ciblé à des projets nationaux et locaux populaires interagit avec les attentes et les actions des affranchis et libres, dans le dialogue avec les études historiographiques concernant les luttes de cette population pour l'accès à l'éducation.

Mots-clé: éducation, postabolition, Rio de Janeiro.

 

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Biografia do Autor

Alessandra Frota Martinez Schueler, Universidade Federal Fluminense

professora de História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Fundamentos Pedagógicos) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Universidade. Doutora em História da Educação pela UFF, onde defendeu a tese “Forma e culturas escolares na cidade do Rio de Janeiro: práticas, representações e experiências de profissionalização docente (1870-1890)”, em 2002. Tem trabalhos publicados sobre história da escolarização e história da educação da infância, entre os quais se destacam: “Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa”. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v.26, p.32-55, 2009, em co-autoria com Ana Maria Magaldi; “Internatos, asilos e instituições disciplinares na História da Educação Brasileira”. Publicou em parceria com José Gonçalves Gondra, o livro “Educação, poder e sociedade no Império brasileiro”. São Paulo, Cortez, 2008 (Coleção Biblioteca Básica de História da Educação).

 

Irma Rizzini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Irma Rizzini é professora na Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em História Socialpela UFRJ. Publicou com José C. Sooma Silva e Maria de Lourdes Silva, o artigo “Remodelar a capital carioca e sua gente: educação e prevenção nos anos 1920”, Revista História da Educação (v. 16, n. 38, set./dez. 2012) e, com Raquel Barros, “Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)”, Revista Brasileira de História da Educação (v. 13, n. 2/32, maio/ago. 2013).

 

Jucinato de Sequeira Marques, Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

professor assistente da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), pesquisador do Programa de Estudos em Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) e, atualmente, desenvolve a pesquisa de doutorado "Modernidade, trabalho e a instrução pública no início da República" (PPGE/FE/UFRJ). Publicou com Irma Rizzini o trabalho “Os incorrigíveis da cidade: um estudo sobre a distribuição e circulação das infâncias na capital federal nas décadas de 1900 e 1910”. In: LOPES, Sonia de Castro; CHAVES, Miriam Waidenfeld (orgs.). A história da educação em debate: estudos comparados, profissão docente, infância, família e Igreja. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012.

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Publicado

2015-04-10

Como Citar

Schueler, A. F. M., Rizzini, I., & Marques, Brasil, J. de S. (2015). Felismina e Libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906) - Felismina and Libertina go to school: notes on schooling in the parishes of Santa Rita and Santana (RJ, 1888-1906). Revista História Da Educação, 19(46), 145–165. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/46047

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo