A educação feminina no Brasil ao fim do século 19

Autores

  • Elomar Antonio Callegado Tambara Universidade Federal de Pelotas.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo investigar as concepções ideológicas em relação à educação da mulher no século 19 no Brasil. A tese é de que a partir do trabalho de Nísia Floresta Opúsculo Humanitário (1853) constrói-se uma concepção hegemônica de cunho conservador em relação ao papel da mulher na sociedade brasileira cujo exemplo é o trabalho de Tito Lívio de Castro, Sociogênese da Mulher (1892). Entretanto, esta hegemonia não foi conseguida sem uma forte disputa e que é evidenciada neste ensaio com a coletânea de textos publicada por Francisco Bithencourt, em 1881, por ocasião da inauguração da aula feminina no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: história da educação, educação da mulher.

 

Abstract

This essay aims at investigating the ideological conceptions concerning women's education in the 19 century in Brazil. The thesis we defend is that after the work by Nisia Floresta, Humanitarian Opusculum (1853), a conservative hegemonic conception is built in the field. The example of such a conception is the work by Tito Lívio de Castro, Women's Sociogenesis (1892). A dispute process is shown in the collection of texts on women's education published by Francisco Bithencourt (1881), at the time of institution of female classes at Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

Keywords: history of education, women’s education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elomar Antonio Callegado Tambara, Universidade Federal de Pelotas.

 

Downloads

Publicado

2012-07-12

Como Citar

Tambara, E. A. C. (2012). A educação feminina no Brasil ao fim do século 19. Revista História Da Educação, 1(1), 67–89. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30628

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo