Ferdinand Buisson no Brasil: pistas, vestígios e sinais de suas idéias pedagógicas (1870-1900)

Maria Helena Camara Bastos

Resumo


 

O presente estudo analisa a influência das idéias pedagógicas de Ferdinand Buisson no Brasil, nas três décadas finais do século 19, a partir da análise da produção de dois representantes da ilustração brasileira - Rui Barbosa (1849-1923) e Joaquim José Menezes Vieira (1848-1897). Busca pistas, sinais e vestígios de sua influência na tradução de Primary Object Lessons (leçons de choses) de Norman Allison Calkins, por Rui Barbosa em 1881; na implantação do método intuitivo; na elaboração dos Pareceres de Reforma do Ensino Primário, Secundário, Superior e de várias instituições complementares, por Rui Barbosa (1882-1883); na realização de exposições pedagógica (1883) e escolares; na implantação do Pedagogium (1890-1919), museu pedagógico brasileiro segundo o modelo francês; na redação da Revista Pedag6gica (1890-1896), editada segundo a organização da Revue Pédagogique, por Menezes Vieira.

Palavras-chave: história da educação, idéias pedagógicas, influência francesa.

 

Résume

L'étude analyse I'influence des idées pédagogiques de Ferdinand Buisson au Brésil, pendant les trois dernieres décennies du 19eme siecle, à travers I'analyse de Ia production des deux représentants de l'illustration brésilienne - Rui Barbosa (1849-1923) et Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). On cherchera des traces, signaux et vestiges de l'influence de Buisson dans Ia traduction, par Rui Barbosa, de l'oeuvre Primary Object Lessons (Leçon de choses), de Norman Allison Calkins, en 1881; dans l'élaboration des Pareceres de Reforma do Ensino Primário, Secundário, Superior e de Várias Instituições Complementares (Exposé sur Ia Réforme de I'Enseignement primaire, secondaire, supérieur et d'autres institutions complémentaires) par Rui Barbosa (1882-1883); dans promotion de Ia méthode intuitive; dans Ia réalisation d'expositions pédagogiques (1883) et scolaires; dans I'implantation du musée pédagogique Pedagogium (1890-1919), et de Ia revue Revista Pedagógica (1890-1896), selon le modele français, par Menezes Vieira.

Mots-cle: histoire de l'éducation, idées pédagogiques, influence français.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes