A pedagogia científica em Portugal e a alquimia do magistério: vocação, criatividade, entusiasmo, conteúdo, disciplina

Carlota Boto

Resumo


 

Este trabalho centra-se no debate sobre questões atinentes à metodologia de ensino de primeiras letras em revistas e jornais portugueses do início do século 20. O enfoque aqui destacado remete-se ao tema da disciplina escolar e dos procedimentos pedagógicos prescritos para sua obtenção. Entendia-se por disciplina as atitudes voltadas para a uniformidade da educação; aquilo que permitiria efetivar o ensino coletivo simultâneo: um professor ensinando as mesmas coisas ao mesmo tempo para a mesma classe. A idéia do ensino simultâneo alicerçava as discussões sobre a validade ou não de castigos escolares, sobre técnicas de motivação, sobre recompensas ou castigos, físicos ou morais. Além disso, a imprensa periódica especializada trazia inúmeros artigos que preconizavam a introdução de técnicas ou de procedimentos alternativos para a melhoria da eficácia disciplinar da escolarização. A sugestão de se introduzir exercícios físicos, a ginástica escolar, vinha posta, portanto, como estratégia eficaz para consolidar a acepção mais plena de classe e de escola no modelo moderno. Finalmente, procurou-se aqui arrolar os principais atributos tidos pelos mesmos periódicos como requisitos imprescindíveis para o êxito na arte/ciência do magistério: vocação, criatividade, entusiasmo, domínio do conteúdo e auto-domínio.

Palavras-chave: didática, história, ensino, escola, educação.

 

Abstract

The central topic of this paper is the debate over issues concerning primary teaching in Portuguese magazines and newspapers in the beginning of the 20th century. We will focus on the theme of school discipline and the pedagogical procedures used to achieve them. The term discipline was used to describe the altitudes for uniformity in education; it inc1uded everything that could bring about simultaneous collective education: a teacher teaching the same things at the same time, to the same c1ass. The idea of simultaneous education was the basis for discussions over the lebitimacy of punishment in schools, motivation techniques, as well as physical or moral rewards or punishments. Besides these issues, the periodical press published a great number of reports that preconized the introduction of alternative techniques or procedures to strengthen the disciplinary effectiveness in schools. Suggestions such as the introduction of physical education became and effective strategy to consolidate a more comprehensive distinction between class and school in the modern mode! Finally, we have attempted to enlist the main attributes that were considered by the said periodicals as essential for the success of education as an art/science: vocation, creativity, enthusiasm, profound knowledge of content, and self-control.

Keywords: didatics, history, education, school, discipline.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES