Damião Francisco Alves de Moura - o Rio Grande do Sul e a guarda

Autores

  • Aires Antonio Diniz

Resumo

Resumo

A emigração activa a multiculturalidade e com ela a globalização das ideias que não se verifica só nos locais de acolhimento, mas também no local de retorno do emigrante. Este é o ponto de partida do estudo da influência das ideias pedagógicas do Rio Grande do Sul do século XIX numa pequena aldeia portuguesa e da sua difusão pelo exemplo em Portugal no arranque do seu sistema de ensino primário.

Palavras-chave: sistema educativo; emigração e difusão das ideias pedagógicas.

 

Abstract

Emigration starts many multicultural movements and also leads ideas to globalisation not only in the point of arrival but also in the local of departure, when the emigrant returns. This is the central idea of a study about influence in XIX century of Rio Grande do Sul pedagogic ideas on a small village in Portugal and his diffusion by example in the Portuguese school primary system take-over.

Keywords: educational system; emigration and pedagogical ideas diffusion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aires Antonio Diniz

Aires Antunes Diniz é pesquisador em História da Educação em Portugal. Autor de vários trabalhos de História da educação.

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Diniz, A. A. (2012). Damião Francisco Alves de Moura - o Rio Grande do Sul e a guarda. Revista História Da Educação, 9(18), 47–57. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29125

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo