As políticas governamentais para a formação de professores para a alfabetização de pessoas jovens e adultas na ditadura militar (1964-1985)

Autores

  • Vinicius Franca de Sene SESI
  • Maurilane De Souza Biccas Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa as políticas de alfabetização de jovens e adultos na ditadura militar brasileira (1964-1985),
com foco na formação de professores como eixo interpretativo. Reconstrói o contexto pré-1964, marcado pela experiência de Paulo Freire em Angicos (RN) e o Programa Nacional de Alfabetização (PNA) de João Goulart. A interrupção autoritária, com repressão a educadores e movimentos, tornou a alfabetização campo de disputa política. O regime substituiu o PNA pelo MOBRAL, apropriando-se seletivamente da metodologia freireana, esvaziando sua crítica. O MOBRAL impôs visão funcional da alfabetização, redefinindo formação docente, currículos e materiais pela ideologia de segurança nacional. Metodologicamente, compara-se análise documental e de materiais do PNA e MOBRAL, evidenciando tensão entre alfabetização emancipatória e controladora, e projetos antagônicos de educação e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Franca de Sene, SESI

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP, 2025). Atualmente é coordenador pedagógico no SESI-SP. É pesquisador no grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE)

Maurilane De Souza Biccas , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente em História da Educação na Faculdade de Educação da USP .

Downloads

Publicado

2026-09-03

Como Citar

Franca de Sene, V., & De Souza Biccas , M. (2026). As políticas governamentais para a formação de professores para a alfabetização de pessoas jovens e adultas na ditadura militar (1964-1985). Revista História Da Educação, 30. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/151929

Edição

Seção

Dossiê - Dossier