A produção de conhecimento realizada por alunos do curso de Pedagogia na disciplina História da Educação
Resumo
Constituiu objetivo deste estudo mapear entre os alunos de graduação a produção científica resultante das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação. Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Realizou-se análise bibliográfica e documental com foco nas produções dos discentes na disciplina História da Educação, ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tempo histórico da investigação se desdobrou no intervalo de 1996 a 2023. Concluiu-se que, no âmbito da prática docente universitária na disciplina História da Educação, os discentes têm sido instigados e orientados a produzirem conhecimentos sobre fatos histórico-educativos, seja na forma de pesquisa exploratória, da elaboração de memoriais acadêmicos e da construção de artigos científicos, elegem múltiplas temáticas, constroem objetos de estudos diferenciados, trilham caminhos metodológicos variados e tratam de assuntos em tempos históricos distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.