A produção de conhecimento realizada por alunos do curso de Pedagogia na disciplina História da Educação

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Faculdade de EducaçãoInstituto de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-9975-9919

Resumo

Constituiu objetivo deste estudo mapear entre os alunos de graduação a produção científica resultante das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação. Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Realizou-se análise bibliográfica e documental com foco nas produções dos discentes na disciplina História da Educação, ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tempo histórico da investigação se desdobrou no intervalo de 1996 a 2023. Concluiu-se que, no âmbito da prática docente universitária na disciplina História da Educação, os discentes têm sido instigados e orientados a produzirem conhecimentos sobre fatos histórico-educativos, seja na forma de pesquisa exploratória, da elaboração de memoriais acadêmicos e da construção de artigos científicos, elegem múltiplas temáticas, constroem objetos de estudos diferenciados, trilham caminhos metodológicos variados e tratam de assuntos em tempos históricos distintos.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Faculdade de EducaçãoInstituto de Ciências da EducaçãoUniversidade Federal do Pará

Professor Titular, ocupante da Cadeira de História da Educação, da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Licenciado Pleno em Pedagogia. Especialista em Educação e Problemas Regionais. Bacharel em Direito com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Eleitoral. Mestre em Educação (Supervisão e Currículo). Doutor em Educação (Currículo). Entre os anos de 2002 e 2017 atuou na condição de Coordenador, Vice Coordenador Docente Colaborador e Docente Permanente nas Linhas de Pesquisa Currículo e Formação de Professores (extinta) e a de Educação: Currículo, Epistemologia e História, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Cultiva a docência, a investigação e a orientação de pesquisas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e políticas públicas educacionais, história da educação, historiografia educacional, educação superior, políticas curriculares, currículo e formação de professores, formação de pesquisadores em educação, política curricular de pós-graduação, políticas de avaliação institucional na educação superior, epistemologia e educação. Exerceu o magistério nas Disciplinas Direito Processual Penal e Direito Eleitoral ministradas aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. No campo da Ciência do Direito incursiona pelas seguintes temáticas: Criminologia e Políticas de Combate ao Crime e à Criminalidade; Ensino do Direito Penal; Estado e Políticas de Segurança Pública; Educação em Segurança Pública; História das Instituições Penais e as Políticas de Ressocialização; Instituições Jurídicas e o Processo Penal. É Líder de Grupo no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo - NEPEC, é Líder Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade - NUPECC. Pesquisador no Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA - UFPA. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal - IBRASPP. Integrante da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Músico. Guitarrista. Poeta. Compositor. Pesquisador vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e Música - ANPPOM. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras - AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa. Foi eleito Presidente da AIL (Gestão para o biênio 2017-2019). Presta serviços de Assessoria e Consultoria na área da Educação. É Agente Cultural cadastrado no Portal Mapa Cultural do Pará. Entre os anos de 2015 a 2023 desenvolveu ações junto ao Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri, como titular na Câmara de Literatura, 1 Secretário (biênio 2017-2018) e Vice-Presidente (biênio 2019-2020), integrou a Câmara Setorial de Música e presidiu esse órgão no biênio 2021-2022 e no ano de 2023. Atualmente integra o Conselho Estadual de Cultura do Pará, como representante titular do segmento Música. Tem experiência e presta assessoria e consultoria no planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas culturais. Atua como parecerista na análise de projetos culturais.

 

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Corrêa, P. S. de A. (2025). A produção de conhecimento realizada por alunos do curso de Pedagogia na disciplina História da Educação. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/141102

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo