Guardados de uma avó: cartas que ecoam na memória do tempo presente (1960-1979)

Autores

  • Vania Grim Thies Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de cartas e refletir sobre a memória na história do tempo presente. Trata-se de um conjunto de 30 cartas, escritas majoritariamente em língua alemã, guardadas pela minha avó paterna, uma mulher de descendência pomerana, com pouca escolarização que, durante sua vida exerceu o trabalho na agricultura. As cartas foram enviadas do estado do Paraná para o Rio Grande do Sul, pela irmã de meu avô paterno quando ela e sua família passaram a residir no novo estado. Problematiza-se a guarda dos arquivos pessoais e a memória pelas cartas como fontes documentais buscando a interpretação das práticas sociais, das redes de sociabilidades, das nuances familiares entre outros aspectos de cunho geográficos e do trabalho com a terra ancoradas na relação entre memória e história.

Palavras-chave: História da educação, cartas, memória, história do tempo presente.

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Biografia do Autor

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação/FaE/UFPel

Coordenadora adjunta do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES)

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Thies, V. G. (2025). Guardados de uma avó: cartas que ecoam na memória do tempo presente (1960-1979). Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140289

Edição

Seção

Dossiê “A paixão por guardar: colecionismo, memorabilia e patrimônio educativo”