“Ainda tem o seu perfume pela sala”: um encontro com o arquivo pessoal da professora Zilah Totta (1917 – 1997)
Resumo
Neste artigo, analisa-se uma coleção pessoal, que representa uma parte dos percursos da professora Zilah Totta. Buscou-se compreender seus investimentos nessas práticas de arquivamento, como uma produção de si, seguindo ímpetos memoriais, com vistas a combater o esquecimento, em que estão implicadas diferentes temporalidades e dimensões da titular. Neste encontro com o arquivo pessoal, procurou-se manter a atenção em Zilah, essa mulher que, sem deixar de ser professora, ocupou espaços de poder no mundo público, desafiou, de diferentes modos, uma sociedade dominada pelos homens, ressignificando o ethos feminino da profissão. A coleção pessoal, constituída por documentos familiares, certificados da trajetória, materiais de aulas, um livro e muitos recortes da imprensa, a maioria referente aos anos de 1981 e 1982, é um testemunho da memória de uma professora, que marca sua existência, atividades e experiências de vida, em meio à memória do associativismo docente no Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.