”Eis o coração infantil fechado aos sentimentos nobres e generosos”: um documento sobre as instituições asilares infantis do Período Imperial brasileiro

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Resumo

Categoria relativamente importante no campo da História da Educação e da Infância, a orfandade infantil tem se tornado recorrente tema de interesse de perspectiva histórica. A prática da assistência, os regimes jurídicos em torno dos seus cuidados e atenção tem chamado crescentemente a atenção de investigadores brasileiros. O documento que por ora apresentamos trata de uma publicação do ano de 1882, intitulada Memória sobre Asylos Infantis ou Estudos destas Instituições, assinado por Augusto Candido Xavier Cony (1842-1904), um estimado professor público de instrução primária e autor de livros educativos na Corte Imperial. Uma versão original desse raro documento se encontra salvaguardada na Biblioteca Nacional (BN) no Rio de Janeiro e está disponível para consulta local. Na apresentação do documento, elaboramos uma análise quantitativa das publicações acadêmicas (dissertações e teses), produzidas no Brasil nos últimos anos, que exploram a ideia de orfandade. Igualmente, desenvolvemos uma pequena reflexão sobre os potenciais usos e interesse pela fonte aqui reproduzida integralmente.

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Biografia do Autor

Fernando Cezar Ripe, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do  Sul, especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio  Grande do Sul e  em História pelo Centro Universitário de Maringá. Professor na Faculdade de Educação (FaE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Atual  presidente da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE).Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.

Laryssa Celestino Serralheiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2023). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2021). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade UniBF (2022). Atuou como Bolsista no Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas - PAENE (2019) e no programa de Apoio Pedagógico para Estudantes Indígenas e Quilombolas (APEIQ) (2020-2021). Participa como integrante do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE/UFPel). Temas de Interesse: História da Educação; História da Infância.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Ripe, F. C., & Serralheiro, L. C. (2025). ”Eis o coração infantil fechado aos sentimentos nobres e generosos”: um documento sobre as instituições asilares infantis do Período Imperial brasileiro. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/138313

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