Apontamentos para o estudo da política educacional no Brasil à época da independência

Autores

  • André Wagner Rodrigues de Sousa Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Profa Dra Luciana Cristina Salvatti Coutinho Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba https://orcid.org/0000-0002-8682-0952

Resumo

O artigo enfatiza a necessidade de se considerar o contexto histórico na análise da política educacional como tema de pesquisa, uma vez que diferentes definições de Estado, política e educação resultam em distintas formulações de políticas da educação e intervenções na sociedade. Recorrendo ao enfoque do materialismo histórico-dialético como método científico, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, o texto analisa de forma sintética os principais fenômenos que levaram à emancipação política do Brasil e à formação do novo Estado-nação independente, tendo a construção da política educacional à época da independência como objeto de pesquisa. Nas considerações finais, conclui-se que, na perspectiva teórico metodológica do materialismo histórico-dialético, o objeto da investigação sempre deve ser considerado no âmbito do processo histórico, em íntima relação dialética com sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Wagner Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduado em História pela Universidade de São Paulo e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR – GT UFSCar-So. Desenvolve estudos nas áreas de história da educação e políticas educacionais.

E-mail: andrewrs@ufscar.br

https://orcid.org/0009-0002-4344-2573

 

 

Profa Dra Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO

Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba (DCHE). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) e de Estudos da Condição Humana (PPGECH), ambos da UFSCar, campus Sorocaba. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVAS (PNPD/CAPES).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR – GT UFSCar-So. Secretária Nacional do Histedbr (Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil). Editora da Revista Histedbr On-line. Tem experiência na área de Educação, principalmente acerca dos temas de história da educação, política e gestão educacional, história da formação e profissão docente, trabalho educativo, concepções pedagógicas, pedagogia histórico-crítica.

E-mail: lucscoutinho@ufscar.br

https://orcid.org/0000-0002-8682-0952

 

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Rodrigues de Sousa, A. W., & Salvatti Coutinho , L. C. (2025). Apontamentos para o estudo da política educacional no Brasil à época da independência. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/137001

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo