Apontamentos para o estudo da política educacional no Brasil à época da independência
Resumo
O artigo enfatiza a necessidade de se considerar o contexto histórico na análise da política educacional como tema de pesquisa, uma vez que diferentes definições de Estado, política e educação resultam em distintas formulações de políticas da educação e intervenções na sociedade. Recorrendo ao enfoque do materialismo histórico-dialético como método científico, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, o texto analisa de forma sintética os principais fenômenos que levaram à emancipação política do Brasil e à formação do novo Estado-nação independente, tendo a construção da política educacional à época da independência como objeto de pesquisa. Nas considerações finais, conclui-se que, na perspectiva teórico metodológica do materialismo histórico-dialético, o objeto da investigação sempre deve ser considerado no âmbito do processo histórico, em íntima relação dialética com sua totalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.