O ensino de enfermagem em Sergipe: da Escola Profissional à criação do Curso de Enfermagem da UFS (1949-1975)

Autores

Resumo

Neste estudo de natureza histórico-social, o objetivo proposto foi de apresentar a trajetória histórica do ensino de enfermagem em Sergipe, um recorte entre 1949-1975. Períodos compreendidos entre o advento da Lei 775 que demarca a regulamentação do ensino de enfermagem no Brasil e o decreto de autorização da criação do Curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), inquietações acerca do aprimoramento das práticas do cuidado em enfermagem a partir da instrução educacional deste ofício.  O artigo concluiu que o processo de profissionalização da enfermagem teve como fundamentação o advento da lei 775/1949 e, no curso do aprimoramento das técnicas e práticas do cuidado em enfermagem, o campo científico é consolidado com a criação do curso de enfermagem da UFS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profª Elizabete Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/ UFS), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Enfermeira, Graduada pela Faculdade de Enfermagem Luíza de Marillac (2000), Especialista em Educação na área de Qualificação Profissional de Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2002), pós graduada em Enfermagem do Trabalho (2008), Gestão Pública e Responsabilidade fiscal (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior (GREPHES). Possui experiência na área de Educação Profissional, ensino superior a nível de graduação e pós graduação, Terapia intensiva Adulto e Neonatal, Gestão de processos e Educação Permanente da Equipe de enfermagem. Servidora da Universidade Federal de Sergipe.

Profª Josefa Eliana, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestrado em Educação obtido na Universidade Federal de Sergipe - UFS (1998), Bacharela em História pela Universidade Federal de Sergipe (1984) e Graduada em História, também pela Universidade Federal de Sergipe (1979). Professora Associada do Departamento de Educação e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Membro do Conselho Editorial da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Membro do Conselho Editorial/Cientifico Nacional da Interespaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação/SBHE. Atua no campo da História da Educação e os seus interesses estão voltados para discussões que dizem respeito ao Ensino Superior no Brasil .

https://orcid.org/0000-0002-8091-5061.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Lima, E. farias lima, & Souza, J. E. (2024). O ensino de enfermagem em Sergipe: da Escola Profissional à criação do Curso de Enfermagem da UFS (1949-1975). Revista História Da Educação, 28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/133506

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo