Inovação educacional em três periódicos brasileiros de História da Educação (1997-2022)

Autores

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de investigação sobre a presença da temática da inovação educacional em três periódicos brasileiros da área de História da Educação publicados entre 1997 e 2022, a saber: Revista História da Educação, criada pela Asphe, em 1997; Revista Brasileira de História da Educação, criada pela SBHE, em 2001; Cadernos de História da Educação, criada pelo Nephe/UFU, em 2002. A busca partiu dos termos Escola Nova, Renovação e Inovação. As informações coletadas foram classificadas nas seguintes categorias: ano de publicação; autorias, vínculos institucionais e países; títulos, temáticas, países e períodos abordados. Os resultados demonstraram que a produção na temática da inovação educacional foi contínua e significativa, com a publicação de 149 artigos pelos três periódicos, nos quais houve predominância de autorias, instituições e objetos de estudo relacionados ao espaço luso-brasileiro, com privilegiamento temporal da década de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

DÉCIO GATTI JÚNIOR é Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC-SP, com estágio de pós-doutorado concluído na FEUSP. Professor Titular de História da Educação na UFU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1B). Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Gatti Júnior, D. (2024). Inovação educacional em três periódicos brasileiros de História da Educação (1997-2022). Revista História Da Educação, 28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/132490

Edição

Seção

Dossiê "Vangardias e innovaciones en educación en perspectiva historia"