“Com alegria mando nossas notícias”: escrita epistolar e movimento de educação de base

Autores

  • Isabel Aparecida Bilhão UNISINOS

Resumo

Esse estudo se utiliza, como principal embasamento empírico, de um conjunto de 649 cartas escritas por monitoras/es, alunos/as do Movimento de Educação de Base às equipes de professoras/es e supervisores/as entre 1961 e 1966. Além das missivas, a autora analisou os documentos legais, relatórios, organogramas, estatutos, bem como os materiais produzidos para a formação das equipes ligadas ao sistema de ensino pernambucano. O livro possibilita ao leitor sentir-se próximo dos aspectos cotidianos das pessoas envolvidas com as escolas radiofônicas. Nele, observam-se expectativas, condições de trabalho, queixas, elogios e também críticas formuladas ao movimento, aspectos que dificilmente poderiam ser observados em outro tipo de documentação.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Aparecida Bilhão, UNISINOS

 

Isabel Aparecida Bilhão: Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora no PPG-Educação e no PPG-História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Bilhão, I. A. (2024). “Com alegria mando nossas notícias”: escrita epistolar e movimento de educação de base. Revista História Da Educação, 28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/129292

Edição

Seção

Resenha / Digest / Reseña