“Com alegria mando nossas notícias”: escrita epistolar e movimento de educação de base
Resumo
Esse estudo se utiliza, como principal embasamento empírico, de um conjunto de 649 cartas escritas por monitoras/es, alunos/as do Movimento de Educação de Base às equipes de professoras/es e supervisores/as entre 1961 e 1966. Além das missivas, a autora analisou os documentos legais, relatórios, organogramas, estatutos, bem como os materiais produzidos para a formação das equipes ligadas ao sistema de ensino pernambucano. O livro possibilita ao leitor sentir-se próximo dos aspectos cotidianos das pessoas envolvidas com as escolas radiofônicas. Nele, observam-se expectativas, condições de trabalho, queixas, elogios e também críticas formuladas ao movimento, aspectos que dificilmente poderiam ser observados em outro tipo de documentação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.