Arqueologia do trabalho com um patrimônio escolar-científico ou relatos técnicos de uma aventura

Autores

Resumo

O artigo discute o trabalho dos agentes que tornam uma coleção patrimonializada e pública, tecendo considerações sobre o aspecto técnico de tal trabalho, destacando o processo falível e imperfeito dessa atividade, diante do aspecto arqueológico e histórico das coleções, neste caso, um grande acervo de ciência e tecnologia salvaguardado em uma escola secundária, confessional, católica na cidade de São Paulo. Para tanto, faz uma discussão entre a história da ciência e a história da educação, apresentando a importância de preservação de objetos científicos no relacionamento desses dois campos epistêmicos para o fomento de investigações e outras atividades. Por fim, destaca o trabalho de inventariação da coleção de Física da escola, para jogar luz em dificuldades reais do processo de patrimonialização de coleções científico-educativas, problematizando o significado histórico da palavra “patrimônio” a partir de um exemplo situado em um determinado contexto espaço-temporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katya Zuquim Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Bacharel, licenciada em História pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Braghini, K. Z. (2023). Arqueologia do trabalho com um patrimônio escolar-científico ou relatos técnicos de uma aventura . Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128215

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo