“Uma modesta árvore comemorativa” - a Revista de Ensino Primário e o Centenário da Independência Nacional (Santa Catarina, 1922)

Autores/as

  • Carolina Cechella Philippi Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo tematizou a publicação da Revista de Ensino Primário (1922) catarinense, atentando para os dispositivos narrativos e as indicações para organização da materialidade escolar em meio às comemorações do Centenário da Independência nacional. Interessou, pois, inquirir as formas pelas quais a revista apresentou dados, citações e referências na tentativa de construir a legitimidade necessária para o exercício do mando por parte da Diretoria Geral da Instrução Pública, então capitaneada por Henrique da Silva Fontes, bem como de dar subsídios à prática docente, sobretudo na instrução primária. Como considerações finais, assinala para as disputas mapeadas por meio das orientações fornecidas na publicação, bem como para o esforço narrativo em inserir a história e a instrução catarinense em um cenário nacional de luta contra o analfabetismo.

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Biografía del autor/a

Carolina Cechella Philippi, Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas

Carolina Cechella Philippi - Doutora em Educação (Faculdade de Educação/ Unicamp)

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Philippi, C. C. (2023). “Uma modesta árvore comemorativa” - a Revista de Ensino Primário e o Centenário da Independência Nacional (Santa Catarina, 1922). Revista História Da Educação, 27. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/127010

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo