Formas de seleção de ingresso no Colégio de Aplicação da UFS. A busca por um perfil estudantil “ideal” (1969-1981)

Autores

  • Sayonara do Espírito Santo Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Joaquim Tavares da Conceição Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-8826-8137

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão historiográfica a respeito de processos ou formas de seleção para o ingresso de estudantes no Colégio de Aplicação da UFS, no período de 1969 a 1981, e de relações com o perfil discente. A pesquisa documental selecionou e utilizou como fontes documentos da escrituração escolar, especialmente os documentos contidos nos dossiês de estudantes, coletados no acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação. Esse estabelecimento de ensino, desde sua fundação em 1959, é considerado como uma escola elitizada. Contudo, a pesquisa constatou discussões e modificações realizadas na forma de ingresso de estudantes e alterações no perfil discente do Colégio de Aplicação da UFS, o qual passou a receber também estudantes provenientes de escolas públicas e de estratos sociais com renda salarial baixa, sobretudo a partir do ano de 1975 quando o colégio utilizou o sorteio público como forma de ingresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2007). Professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFS). Líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016: História: Ensino Fundamental anos iniciais, PNLD 2018: História: Ensino Médio. Coordenador do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Membro do corpo editorial da Revista Tempos e Espaços em Educação, Membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe e Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Do Espírito Santo Almeida, S., & da Conceição, J. T. (2023). Formas de seleção de ingresso no Colégio de Aplicação da UFS. A busca por um perfil estudantil “ideal” (1969-1981). Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/126267

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo