Uma mulher decente, uma professora competente: práticas de educação do corpo na formação de professoras (IEEL, década 1970)

Autores

Palavras-chave:

Educação do corpo, Norbert Elias, Educação da mulher, História da formação de professores/as.

Resumo

Este artigo analisa, por meio de evidências históricas localizadas no Instituto Estadual de Educação de Londrina-PR (IEEL), quais foram as práticas de educação do corpo presentes na formação de professoras na década de 1970. A educação do corpo, seguindo as teorias de Norbert Elias, é um fenômeno humano histórico e processual equivalente às constantes apropriações civilizatórias por parte do indivíduo na vida em sociedade. As fontes históricas (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e outras) permitiram investigar a formação de professoras. Para análise, foram considerados três parâmetros: as práticas de controle, inspeção e vigilância; os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; e, as práticas educativas complementares. Como resultado, esperava-se das mulheres em formação de professoras um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados – dentro e fora da escola – e que as educavam em uma direção própria, a saber, uma mulher decente e uma professora competente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Montagnini Cardozo, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Estadual de Londrina.

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduaçào em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Educação. Docente no Departamento de Educação (EDU) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Cardozo, M. M., & Honorato, T. (2023). Uma mulher decente, uma professora competente: práticas de educação do corpo na formação de professoras (IEEL, década 1970). Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/122829

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo