Uma mulher decente, uma professora competente: práticas de educação do corpo na formação de professoras (IEEL, década 1970)
Palavras-chave:
Educação do corpo, Norbert Elias, Educação da mulher, História da formação de professores/as.Resumo
Este artigo analisa, por meio de evidências históricas localizadas no Instituto Estadual de Educação de Londrina-PR (IEEL), quais foram as práticas de educação do corpo presentes na formação de professoras na década de 1970. A educação do corpo, seguindo as teorias de Norbert Elias, é um fenômeno humano histórico e processual equivalente às constantes apropriações civilizatórias por parte do indivíduo na vida em sociedade. As fontes históricas (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e outras) permitiram investigar a formação de professoras. Para análise, foram considerados três parâmetros: as práticas de controle, inspeção e vigilância; os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; e, as práticas educativas complementares. Como resultado, esperava-se das mulheres em formação de professoras um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados – dentro e fora da escola – e que as educavam em uma direção própria, a saber, uma mulher decente e uma professora competente.
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